RECEITA DE FAMILIA: RISOTO ALLA MILANESE


Dio santo! como é bom um risoto bem feito! Há quase trinta anos esteve no Brasil Vico Magistretti, um dos melhores designers, senão o melhor, do seu tempo. Conhecê-lo foi uma experiência incrível. E a lembrança da sua breve estadia ecoa até hoje, reforçada por uma receita perfeita de risoto `a milanesa, ensinada para minha chefe Liliana pela mme. Cassina, e que dali em diante virou literalmente o arroz de festa. Bem família a coisa! Me lembro perfeitamente do dia que provamos essa delicia e das ocasiões que eu preparei a iguaria para amigos, usando os raríssimos ingredientes (na época) como manda o figurino. Uma receita simples mas de fino trato e que hoje :) a gente encontra tudo no mercado mais próximo. Guardei com muito carinho essa receita, e hoje encontrei na internet exatamente a mesma que tanto fez minha cabeça nos anos 80/90. Posso chamá-la de receita de família, pois tínhamos uma relação quase familiar neste trabalho e até hoje esse sentimento nos acompanha. A receita abaixo, igualzinha a que eu aprendi com a Liliana, compartilho do site IG por Fabiana Badra. A família crescendo... e vamos lá!


Risoto alla milanese
Ingredientes
1 colher (chá) de pistilo de açafrão
1 cebola pequena ralada
40 g de manteiga
400 g de arroz italiano próprio para risottos
1 litro de caldo de carne
½ xícara (chá) de vinho branco seco
¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de fazer
Deixe o pistilo de açafrão de molho em uma tigela com água fervente.
Em uma frigideira, refogue a cebola na metade da manteiga até murchar.
Adicione o arroz, misture e refogue por mais alguns minutos.
Junte o vinho e deixe evaporar o álcool.
Vá acrescentando uma concha do caldo fervente, mexendo de vez em quando, até o arroz absorver o caldo. Na metade do tempo, acrescente o açafrão deixado de molho e continue cozinhando até que o arroz fique al dente. Junte a manteiga restante e o parmesão.
Verifique o tempero e sirva em seguida, decorando com lascas de parmesão.


...
enquanto isso
E não é que no mesmo mercado da esquina tem um risoto prontinho que me trouxe ótimas lembranças daqueles momentos? Segundo minha prima Carmen, a marca Scotti é muito querida dos italianos, que comem bem e sabem fazer o que é bom. Um atestado e tanto para o universo dos risotos. Subsituti o feito em casa? Tem dias que sim, tem dias que não. Meu mundo contemporâneo conheceu novas misturas com arroz, como os kitchares, minestras e outras delícias baseadas no mesmo tema. Mas uma coisa posso garantir, esse risoto da Scotti é delicioso! Seu sabor me transportou para os tempos da DesignStore, dos amigos de uma vida e neste caso sim, substitui o feito em casa. Simples assim!
...

Vico Magistretti e Cassina, dois nomes que vale a pena conhecer, ícones que eu reverencio em profundidade. Direta e indiretamente devo `a eles uma parte importante da minha formação. Abriram caminho para o mundo todo com sua elegância e maestria, valorizando produtos e inovando em pesquisa.

Namastê!!

imagem de abertura, acervo pessoal, meu risoto da Scotti com legumes.
imagem do risoto IG, link
risoto Scotti, link
Vico Magistretti e Cassina, link


Comentários

Mick Bernard disse…
Combinar design e culinária é para poucos. Adorei as fotos as infos, e principalmente a receita.
sylribeiro disse…
a receita é ótima Mick, o risoto pronto também, as memorias afetivas afloram, abraços!!