ALFACE E PERNILONGOS, O MELHOR E O PIOR DO VERÃO


Nem precisava ser tão saudável; só o fato de existir faz da alface a minha preferida entre as folhas verdes e nas altas temperaturas eu adoro jantar uma boa salada de alface americana com orégano, azeite, maçã ou pera, e um queijo branco ou coalhada. A alface contém vitamina K, a poderosa, que faço uso há alguns anos junto com meu suplemento de vitamina D. Alface sempre foi conhecida por suas propriedades emagrecedoras mas para mim isso não conta muito, gosto por gostar. Já pelo fato de conter nutrientes tão importantes para a nossa saúde esse gostar vale um prêmio. Se com inhame fosse assim também...

abre aspas: Fonte de vitamina A, B, C, K e minerais como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo, o alface ajuda a eliminar as toxinas do corpo e melhorar o funcionamento do sistema imune. Por ser rica em vitamina K, ela atua no fortalecimento dos ossos, além de ter papel importante no aumento da densidade e força dos ossos devido a presença do cálcio e do fósforo. Os antioxidantes, presentes na verdura, ajudam a proteger a pele contra os efeitos dos radicais livres, além de prevenir rugas, sinais de envelhecimento precoce e ajuda a formar mais colágeno. Além disso, possui baixo índice glicêmico e, segundo pesquisas, ajuda a desencadear a produção de insulina, auxiliando no monitoramento do nível de glicose. Além de tudo que já foi dito, a alface ajuda a combater a insônia, previne anemia, melhora os níveis de colesterol, ajuda a fortalecer as vias respiratórias e combater resfriados, acalma dores musculares, combate a flatulência, entre outros.Esse alimento pode ser auxiliar ainda em dietas, sendo excelente para aqueles que buscam o emagrecimento. Muito nutritivo e complementar para uma alimentação saudável, além de ser pouco calórica, como mencionamos acima, a alface ajuda a manter a saciedade, além de eliminar inchaços causados pela prisão de ventre. fecha aspas

Gosto de tudo no verão, menos os pernilongos... :( Tenho feito o que posso para mantê-los afastados. E recentemente incorporei a lavanda, nem desconfiava que ela tem o poder de espantar os bichos. E que cheirinho gostoso que fica. Tem funcionado sim, mais que a citronela. Aprendi essa dica pesquisando, e quando li a participação da Samia, dos óleos que mais adoro, pensei, muito confiável, eu vou nessa. Veja que interessante o artigo e as receitas; quem anda padecendo pode tentar.


3 Receitas caseiras para afastar os mosquitos da dengue

abres aspas: Para se manter longe da dengue, além de ter todos os cuidados necessários com a casa - que não devem ser abandonados em nenhuma hipótese -, existem algumas receitinhas caseiras que podem ajudar a afastar o mosquito. Isso é o que garante a aromaterapeuta Sâmia Maluf, que aponta essa alternativa como grande aliada do combate ao mosquito. A especialista e fundadora da By Samia Aromaterapia destaca que pesquisas revelaram a eficácia dos óleos essenciais para combater o transmissor da dengue: “Os óleos essenciais puros têm forte atuação sobre os mosquitos quando usados tanto na pele quanto no ambiente”. A aromaterapeuta ressalta que a substância pode ser utilizada em locais com crianças, idosos e animais. Alguns óleos combinados trazem benefícios ao ambiente: “Eu indico o uso de óleos como Citronela, Cravo, Eucalipto Citriodora, Lemongrass e Lavanda porque, além de combinarem entre si, são elementos que repelem naturalmente os insetos, tratam a pele (no caso da Lavanda) e ainda são antiinflamatórios”, recomenda Sâmia. Aprenda receitas caseiras de repelentes para se proteger do mosquito da dengue, indicadas pela aromaterapeuta:


Repelente para os ambientes
Ingredientes:

90 ml de água deionizada
10 ml de álcool de cereais
25 gotas de óleo essencial de eucalipto Citriodora
25 gotas de óleo essencial de Citronela
25 gotas de óleo essencial de Lemongrass

Como fazer:
Em um frasco com capacidade para 100 ml, misture todos os ingredientes e borrife no ambiente de hora em hora.
Dica: os óleos essenciais podem ser trocados por 50 gotas de óleo essencial de Citronela, 20 gotas de óleo essencial de Lemongrass e 5 gotas de óleo essencial de cravo.

Repelente para o aromatizador elétrico
Ingredientes:

5 gotas de óleo essencial de cravo
15 gotas de óleo essencial de Citronela
10 gotas de óleo essencial de Lemongrass

Repelente caseiro para pele
Ingredientes:
30 ml de óleo vegetal de Neem (parasiticida)
15 ml de óleo vegetal de Calêndula (antiinflamatório)
15 gotas de óleo essencial de lavanda (ideal para ser aplicar na pele, como calmante)
30 gotas de óleo essencial de Citronela

Como fazer:
Em um frasco com capacidade para 30 ml misture todos os ingredientes e aplique nas áreas da pele descobertas. Caso você não goste da sensação de olesidade contida na mistura, pode optar por outra diluída com estes ingredientes:

90 ml de água deionizada
10 ml de álcool de cereais
25 gotas de óleo essencial de cucalipto Citriodora
25 gotas de óleo essencial de Citronela
25 gotas de óleo essencial de Lemongrass

*Após passar o repelente na pele não é permitido se expor ao sol, porque os óleos são fotossensíveis e queimam a pele. Vale lembrar ainda que os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele.



Nota minha: tenho usado o oleo essencial de lavanda no aromatizador eletrico, puro e algumas vezes com algumas gotinhas do oleo de citronela. E como sempre, aconselho a seguirem as dicas de um especialista antes de usar, ou seu médico, ou terapeuta. Os óleos essenciais puros são muito poderosos porisso atenção.

Viva o verão, com saúde!
Namastê!

fotos de acervo, foto dos óleos da matéria da página Bolsa de mulher, link aqui
Sobre a alface, informações eu vi aqui



Comentários