RISOTO DE QUINOA


Quinoa ficou de molho um dia, e foi cozida com cominho, canela e cúrcuma. Eu ainda não sabia na véspera o que ia fazer com ela. Pensei em sopa, porque anda frio. Mas ao olhar na geladeira, vi alimentos que precisavam ser usados, tipo uma cenoura, um pedaço de alho poró, etc etc. E foi assim, que saiu um risoto memorável. `A parte, o refogado foi no azeite e nesta ordem; cebola, alho poró, pimentão, alho, cenoura, acelga, tomate, ervilha. No prato finaliza com sal, ovos cozidos, nozes e um fio de azeite. Delícia! Como a sopa, vai muito bem num dia frio, traz aconchego e nutrição na medida. Mira a cor das gemas, ovo caipira! E se sobrar fica melhor ainda no dia seguinte.

É uma benção preparar o alimento de cada dia, mas haja imaginação. A dica para o tédio não se instalar para quem está nessa vibração é simples: improvisar, improvisar, improvisar. Não ter receio de repetir o cardápio que gostou com algumas inovações. Sempre levar em conta a tabela nutricional para não faltar o essencial na refeição. E nos risotos e afins é bacana aproveitar aqueles produtos que já estão implorando para serem usados, como eu fiz aqui e ficou surpreendente.


Sim, uma refeição `a base de quinoa quinoa é comfort food, para mim, tanto quanto arroz, feijão, ovo e salada de tomate. Esse da foto é arroz integral, feijão azuki, ovo mexido com salsinha no óleo de coco e salada de tomate. Embora a quinoa não tenha feito parte da minha primeira infância, ela faz parte da minha nova infância, que começou quando aprendi comer o que me faz bem e gostar de preparar minha comida. Para quem mal sabia fazer café, andei muitas léguas. Love food, comfort fodd...
Trate-se bem, namastê!

imagens de acervo
comfort food, aqui

Comentários

Cláudia Leister disse…
Adorei ler isto! Obrigada! :)
sylribeiro disse…
OI, Cláudia! eu que agradeço!! Voce mora em Campinas?
abraço
Cláudia Leister disse…
Moro em Campinas, sim!
sylribeiro disse…
que legal, estudei em campinas!