ARROZ BASMATI NO OLEO DE COCO E OMELETE DE ESPINAFRE


Porque sábado pode

arroz basmati cozido no óleo de coco, temperado com massala e pimentão amarelo. Acompanha omelete com espinafre e queijo fresco de ovelha (sábado pode!).
Simples demais, certo? só que não... esta "simplicidade" está composta de muita saúde, primeiro pela integridade dos produtos, na maioria orgânicos e de boa procedência, também por conta de uma informação que vou compartilhar, veio de uma fonte muito confiável, a Puravida. Vale a pena conhecer melhor esta marca e os produtos. Acompanho no facebook, onde sempre vejo receitas e dicas de dar água na boca. Mas antes, vou "entregar" os ingredientes da massala para vata, que para mim faz muita diferença no dia a dia.

Massala para Vata (Yamuna Artesanal, da querida Daiane, que faz iguarias assim como o ghee, o melhor que conheço)
A massala anti-vata é morna, calmante e contém especiarias que ajudam a diminuir a formação de gases intestinais. Ideal para ser acrescentada em feijões e legumes.
Ingredientes: ghee (manteiga clarificada), gengibre, cravo, cominho, coentro, nos moscada, alho e erva doce


Agora vem a info da Puravida, abre aspas:
O arroz branco é um amido neutro. Tem menos nutrientes que o arroz integral, é verdade.... mas em compensação é ausente em ANTInutrientes (que impedem a absorção de muitos nutrientes), e é muito mais fácil de cozinhar, de comer e de digerir. É por isto que por milênios as populações tradicionais do oriente sempre poliram o arroz manualmente.
Como todo amido concentrado, quando consumido em excesso o arroz branco pode desequilibrar uma dieta com sua sobrecarga de carboidratos.
Contudo, felicite-se! Pesquisadores do Sri Lanka descobriram uma maneira de reduzir as calorias e a glicemia do arroz em até 50% de forma muito eficiente.
O processo é simples: cozinhar o arroz com óleo de coco (meia colher de sopa de óleo para cada xícara de arroz cru) e depois refrigerar o mesmo por 12 horas. Isto converte boa parte do amido do arroz em AMIDO RESISTENTE (o mesmo da banana verde), substância prébiótica que não é transformada em glucose pela digestão. Depois você pode esquentar o arroz novamente, a alquimia já foi feita em sua estrutura. Desta forma o arroz já pronto pode ficar aguardando na geladeira ... para ser transformado em um risoto low-carb com muitos vegetais e temperos deliciosos, por exemplo. Experimente, fica muito bom e é muito prático.
Quem diria que arroz requentado seria mais saudável do que arroz fresquinho? Pois é. Vivendo e aprendendo! fecha aspas

Voce sabe como preparar um delicioso arroz basmati?
Eu faço assim: primeiro lavo o arroz, depois deixo ele de molho numa peneira, apoiada numa panela com água por uns 20 minutos. Lavo de novo e levo ao fogo para cozinhar, com agua na proporção 2:1. Coloco o oleo de coco, polvilho a massala e cozinho ate secar a água, provando para ver se cozinhou bem. Desligo o fogo, tampo a panela e pronto. Nada de tempero refogado, sal só no prato, se precisar, geralmente não precisa, basta o perfume e o sabor desse arroz, é inigualável!

Pois é, vivendo e aprendendo
Namastê!

notinha: o texto do Puravida refere-se a arroz branco, por acaso aqui tinha o tipo basmati, mas suponho que os benefícios comentados sejam para todos os tipos. o da foto ainda não esta com o tempo de descanso, mas a panelada que fiz tem para varios dias.

notinha de sempre: este compartilhamento de informações não faz propaganda comercial de produtos de natureza alguma, aqui estão registradas as minhas experiências no processo da busca por produtos adequados ao meu estilo de vida e às minhas necessidades.

fotos de acervo
links da Puravida e Yamuna 



Comentários

Slivia querida, gostaria de uma informação sobre a massala que recomenda na postagem que na sua composição leva ghee. Ela tem uma estrutura pastosa ou é seca? A venda é somente on line? Moro em São Paulo, sabe onde posso adquirir? bjo
sylribeiro disse…
Oi, Tutu essa massala é granulosa, parece uma farofa.
compra online, pelo site da Yamuna, conheço eles ha muitos anos e recomendo todos os produtos. Se a gnt se encontrar essa semana te mostro como ela é, ok beijos