LEITE E RICOTA DE AMÊNDOAS



Duas receitas com amêndoa; leite e ricota. Para quem precisa substituir o leite de origem animal ou quer uma alternativa saudável para o dia a dia. Quais os benefícios? A lista é grande, veja só, abre aspas: O leite de amêndoas é rico em ferro e nutrientes que auxiliam na redução das taxas do colesterol ruim e na elevação do bom. Graças ao zinco, esta bebida é um poderoso estimulante do sistema imunológico; a amêndoa é rica em ácidos graxos ômega-3 e 6 que auxiliam na proteção do coração, limpando as artérias do mau colesterol; melhora a digestão por ser isenta de proteínas que não conseguimos digerir corretamente, como é o caso do leite de vaca; qualquer pessoa, em qualquer faixa etária pode ingerir; óima opção para manter a pele, unha e cabelos saudáveis devido a boa qualidade de cálcio e proteína das amêndoas; sabor leve e suavemente adocicado; o leite de amêndoas ajuda a equilibra o ph do sangue... fecha aspas para Buddha Spa, de onde extraí essa informação.

Não encontrei nada ainda que substitua o fator afetivo dos queijos e derivados, mas alivia a consciência saber que os "queijos e leites" de hoje não tem nada além de química e remédios, o que torna nosso afeto quase um amor bandido. Poucos produtos contém a matriz original da pureza, mas não é deles que estamos tratando aqui. E nem destes queijos vegetais lançados agorinha mesmo e que abalou o mercado vegano, da Superbom. Ainda não tive o prazer de experimentar mas estou `a procura. Nos compartilhamentos amigos a conversa com a Vera Falcão do Cozinha Natureba me deu um clic:
Vera: Pelo menos, esse não tem soja.
eu: verdade! Mas tem tanto amido…
Vera: Pois é, todos esses queijos veganos, inclusive os em pó, como era o Mandiokejo, têm ou mandioca ou batatas na composição, dá-lhe carboidratos! 
eu: Acho que os queijos de castanhas sao mais saudáveis.



Leite de Amendoas da Tutu Galvão Bueno
Rendimento 4 xícaras
1 copo (240 ml) de leite de amêndoas = 91 kcal

Ingredientes
1 xícara de chá de amêndoas ou castanha de caju, macadamia, pará
4 xícaras de chá de água filtrada (eu usei 2 xicara de agua para ficar mais grosso)
1 pitada de sal
¼ colher de chá de canela
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo
1. Coloque amêndoas em um recipiente com duas xícaras de água filtrada e deixe de molho por 6 a 12 horas dependendo das amêndoas que estiver usando;
2. Escorra, enxague e escorra novamente;
3. Coloque em um liquidificador com 4 xícaras de água filtrada, sal, canela e baunilha;
4. Bata em velocidade máxima por 1 minuto ou até completamente macia;
5. Disponha o leite de amêndoas em uma jarra e armazena na geladeira por até 5 dias.

Modo de preparo para um leite fino
1. Cubra uma peneira com uma fralda de criança e despeje o conteúdo do liquidificador sobre ela;
2. Segure as pontas do tecido com as mãos e esprema para separar a polpa do leite de amêndoas;
3. Reserve a polpa por até 3 dias na geladeira e utilize em bolos ou prepare uma pasta adicionando óleo de coco.

Ricota da Marina Bento
bagaço (polpa) da amendoa, temperado com azeite, sal e orégano, simples assim!

notinha:
na medida do leite usei 2:1 - uma xicara de amendoas e duas xicaras de água para ficar mais denso
é opcional, eu tirei a pele das amendoas.

Para o leite segui a receita da Tutu Galvão Bueno, e para o bagaço (polpa) segui a receita da minha colega Marina Bento, que usa leite de amendoas como substituto do leite convencional e faz ricota com a polpa, para uso diário. Essa pasta, ou ricota, é realmente uma delicia e muito democrática, pode usar o que quiser como tempero, igual na ricota - creio que porisso o nome. Azeite, alho, ervas aromáticas, especiarias, sal, azeite, tahine... sem fronteiras. Como foi a primeira vez que eu fiz, usei somente sal marinho e azeite e um leve toque de orégano, como faço com a ricota. Ficou muito bom e espero o aprimoramento que virá com a frequência. Mesmo sem esse teor de afeto que vem do leite, criar novos hábitos saudáveis com estas receitas valem um aprendizado; embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer pessoa pode começar agora um novo fim (Chico Xavier). Sempre é tempo de agregar novos afetos.
Namastê!

imagens de acervo
Vera Falcão
receita da Tutu
Buddha Spa
Chico Xavier 

Comentários