SUCO DE CÚRCUMA OU SUCO MEMÓRIA, RECEITA DA BELA GIL


Quem conhece a receita ayurvédica ginger elixir, muito divulgada por Deepak Chopra, com limão e gengibre? Limão e saúde, este é o nome da postagem do mestre onde tem a receita bem explicadinha. Dois ingredientes que por si já fazem milagres para a saúde. Imagine acrescentar outros poderes `a base: salsinha, mel, etc. Tem gente que entende do assunto e recomenda várias misturas. Quem não tem restrições aos ingredientes só tem ganhos para a saúde. Bela Gil sugere cardamomo, cúrcuma, mel. Delicia! Fiz e aprovei. O nome não poderia ser mais bacana: suco memória. Uma coisa tenho a meu favor; gosto do gôsto de tudo que tem ali. Quem também gostar vai concordar. A mistura traz um gostinho de terra picante e dá um frisson a cada gole.

Um brinde à memória! Suco de cúrcuma
2 col. (chá) de cúrcuma em pó ou 1 col (sobremesa) de cúrcuma fresca picada, suco de 1 limão, 2 col (chá) de gengibre picado, 1 col. (chá) cardamomo em pó, 2 colheres de mel (não aquecido) e 1 copo de água. Bata tudo no liquidificador e saboreie esse elixir da memória.
receita da Bela Gil. Ela tem um programa no GNT chamado Belacozinha, e para saber melhor qual o motivo deste suco ser tão bom para a memória vale assistir o programa que está disponivel no site da GNT. A receita eu vi no Instagram, ótima fonte de troca!



Muita saúde....
cúrcuma;
A Curcuma longa previne a agregação de plaquetas pelos vasos sanguíneos, o que pode conduzir a formação de coágulos perigosos para a saúde. Além disso, a curcuma protege o fígado e é excelente para desintoxicá-lo de substâncias químicas tóxicas. Também ajuda a proteger o corpo dos efeitos da fumaça e outros poluentes. O açafrão-da-Índia é uma fonte natural de curcumina (curcumin, em inglês), que por sua vez ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias. O açafrão-da-Índia também melhora os locais de recepção de cortisol no corpo e suas propriedades anti-inflamatórias são consideradas tão efetivas quanto a apresentada pelas cortisonas (o cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse; ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. A forma sintética, chamada de hidrocortisona é uma medicação usada principalmente para o combate a alergias e inflamações). Estudos recentes tentam provar a eficácia da Curcuma longa contra a formação e progressão do câncer. Na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para tratar pé-de-atleta, contusões, psoríase, inchaços e feridas. A Curcuma longa é acrescentada em cosméticos, principalmente na Ásia. Na culinária, a raiz é consumida crua no sul da Índia. É usada em feijões, grãos, molhos picantes, maioneses e outros alimentos. Às vezes é usada para adulterar o gosto do açafrão, vez que sua cor é semelhante, porém, a Curcuma longa tem um sabor um pouco mais forte. Usada em pequenas quantidades, age como um coloral amarelo na comida. Cozinhar a curcuma junto com outros alimentos, ajuda na digestão de gorduras e proteínas. A Curcuma longa preserva os alimentos por mais tempo.
Curcuma longa é uma planta nativa do sul da Ásia. O nome do gênero, Curcuma, é derivada da palavra de origem árabe kurkum, que significa açafrão, em referência a cor da curcuma. Na Índia o consumo de Curcuma longa é atribuído a mulheres com peles adoráveis e aveludadas. A Curcuma longa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). Fonte: Plantas Medicinais, link

limão;
um dos melhores divulgadores dos benefícios do limão, é o site Doce Limão. Vale uma boa pesquisa!
E veja aqui, no site que gosto muito também, o Instituto Ahau, quanta noticia boa:
O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária. Esta atitude se instalou pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo… Ora, nada mais falso e oposto à realidade. Vejamos:
Propriedades Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.
Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.
Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.
Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico. Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases. É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula. Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas. Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

cardamomo:
O cardamomo possui propriedades antissépticas, analgésicas, diuréticas, digestivas, expectorantes, laxantes e sedativas. É uma planta indicada para o tratamento de bronquite, asma, artrite, distúrbios intestinais e digestivos, cólicas, inchaços, reumatismos e vermes. É ainda uma excelente opção para auxiliar o tratamento de resfriados e gripes, já que previne a formação dessas doenças e ajuda na excreção do muco das vias aéreas. Segundo o nutricionista norte-americano David Grotto, autor do livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida”, o cardamomo exerce um grande efeito calmante no aparelho digestivo, sendo eficaz para tratar dispepsia, gastrite e úlceras, além de aliviar problemas estomacais como vômitos, náuseas e dores de estômago.O cardamomo era, há muito tempo, mastigado pelos egípcios, como meio de limpar os dentes e refrescar o hálito. Apenas posteriormente foram descobertas suas propriedades medicinais, assim ele passou a fazer parte dos produtos naturais voltados para beneficiar a saúde. Fonte: Benefícios Naturais, link

mel;
Um dos alimentos mais antigos, o mel é uma das substâncias fitoterápicas mais pesquisadas no mundo, e um alimento intensamente rico em propriedades medicinais. O mel tem função imunomoduladora, antiinflamatória e mucolítica. O mel vai muito além de um simples alimento saboroso, pois ainda possui propriedades cicatrizantes, revigorantes e anti-sépticas. Os minerais do mel são assimilados de forma fácil e ajudam a manter a estrutura do esqueleto e a regeneração do sangue. O mel tem vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio), além de açúcares, como a frutose e a glicose. E os benefícios do mel não param por aí. O alimento tem antioxidantes como os fenólicos e os flavonóides, que são ótimos para a saúde da pele. Quem sofre com a prisão de ventre, podem contar com o mel para dar um empurrãozinho no intestino preguiçoso, já que ele aumenta o seu movimento involuntário, atuando como um facilitador do processo de digestão. O mel ainda atua como um poderoso hidratante, atuando em receitas caseiras de beleza, seja em máscaras para a pele ou como item principal em produtos de cosméticos. A hidratação proporcionada pelo mel é tão eficaz, que ele chega a reduzir as rugas.
Fonte: Diário Feminino, link

notinha minha: uma médica que já me atendeu me contou que o mel ajuda muito no funcionamento do intestino SE ele tiver menos de 06 meses de colheita, caso contrário ele prende.

gengibre;
O gengibre é rico em vitamina B, cobre, magnésio e potássio. Antioxidante. Os alimentos antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como o câncer. Anti-inflamatório 2. Aumentar a imunidade e ajuda a combater as doenças respiratórias e da garganta. Afrodisíaco. Promove a vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, facilitando a ereção masculina e intensificando a sensibilidade do clitóris feminino. Diminui o enjoo. Fonte: Bolsa de Mulher, link

Namastê!!

imagens de acervo,
Bela Gil do site do programa GNT
cúrcuma, gengibre, limão, mel, cardamomo, mix de imagens da web, as que não tenho a fonte, agradeço e peço desculpas, mas a maioria vieram da Armazen Natural link



NOTINHA DE 2016/ repostagem, sem revisar!


Comentários

erica disse…
Boa noite, adorei esse suco.Porem, gostaria de saber se posso toma-lo todos os dias?
sylribeiro disse…
érica tudo bem? creio que se você não tiver restrições de saúde com os ingredientes pode tomar, eu uso limão e cúrcuma todos os dias em receitas variadas, já o mel e o gengibre não. vai de cada um creio. seria interessante você ter uma opinião profissional sobre isso, de um nutricionista. a bela gil pode te responder tambem, entra no site e faça contato com ela, boa sorte!! obrigado pelo comentário!
Caio disse…
A Curcuma é realmente fantástica. Conheço um site que mostra todos os benefícios e pesquisas sobre ela. http://www.curcumalonga.com.br
sylribeiro disse…
que legal Caio, obrigado!! realmente é do tipo não da para viver sem!
Yellow Force disse…
Muito bom encontrar mais fãs da Curcuma Longa! Nós montamos uma empresa de suplementos totalmente baseada nos benefícios da Curcuma, chama-se Yellow Force: www.yforce.com.br e também um site sobre a Curcuma Longa: www.curcumalonga.com.br Passem por lá para conhecer! Valeu! Alimente sua saúde!
Meriland disse…
Bom aprender a receita do suco de
curcuma c limão.
sylribeiro disse…
obrigado pelo seu comentário, Meriland, realmente curcuma e limão são dois aliados para a saúde sem precedentes!!!
Fabiana Forte disse…
Nossa que legal, vou experimentar!