ERVILHA TORTA

Tem coisa mais gostosa do que ervilha torta levemente refogada no azeite e ervas, com lascas de amêndoas tostadas? No momento, meu paladar diz que não. Mas veja bem, no momento, amanhã quem sabe? A época da ervilha chegou, ninguém me contou, mas o mercado orgânico mais bacana que conheço só trabalha com produtos da estação, e lá estão gloriosos a vagem e a ervilha torta... Tão fresca que tirar os fios fica muito fácil e o preparo não demora 5 minutos. Ela fica crocante mas cozida o suficiente para não perder nutrientes e facilitar a digestão. Combina com tudo, e com uma omelete simples bate o recorde. Considerada um dos alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a info do site Vida Saudável e reverenciada como a energia que vem do verde, segundo o blog Vida Integral, para mim é um alimento primordial, sinto que quando ornamento meu prato com ervilhas milhões de obrigados ecoam. Ela é tão saborosa que seu preparo dispensa qualquer tipo de complicação. A única coisa que eu presto atenção é na procedência (orgânica) e que não passe do ponto do croc no preparo. Note bem, a cor deve mudar muito pouco do estado cru para o refogado, o verde deve ficar quase o mesmo. Amarelou, passou do ponto. Não uso água, só azeite, e tampo um pouco a frigideira para produzir um pouco de vapor. Bem pouco. O ponto é na prova. Cada fogão é único porisso fique perto o tempo todo.

Aliás a expressão "amarelar" tem a ver com desistir, ou falta de decisão, penso. Mas o que nos leva amarelar diante de um fato ou uma decisão? E o que a linda cor amarela tem com isso? Atenção, diz o farol. Cuidado, dizem as faixas na rua, e que medo! Amarelo tem a ver com bile, bilis, suco biliar, fígado. abre aspas: Hipócrates, o pai da medicina, no século IV a.C. formulou a teoria humoral e acreditava que a bile amarela estava associada com a raiva (humor colérico) enquanto a bile negra estaria associada à melancolia. Essa foi a teoria sobre funcionamento das emoções é aceita até hoje pela medicina oriental e alternativa. Segundo ele, associando a bile amarela, bile negra, sangue e fleugma, respectivamente, ao fogo, terra, ar e água, esses humores predominariam em determinada estação do ano, isto é, verão (bile amarela), outono (bile negra), primavera (sangue) e inverno (fleugma). O desequilíbrio desses humores era considerado a fonte de todas as doenças. fecha aspas / wikipédia

O site Doce Limão, de quem sou muito fã tem algo sensacional sobre o fígado, abre aspas:
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino. Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual. Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar. fecha aspas, e leia mais aqui.

Daqui deste link observei que a ervilha faz bem ao funcionamento do fígado e o ajuda manter saudável. abre aspas: Alimentos ricos em fibra são a chave da alimentação saudável. A bile carrega substancias tóxicas para os intestinos, a fibra pode auxiliar na rapidez com que estas fibras vão agir no intestino grosso, eliminando as toxinas através das fezes. Dentro desta categoria, podemos citar algumas fontes ricas em fibras: cereais integrais e grãos integrais, arroz integral, farelos, frutas secas, castanhas, sementes, feijões, lentilhas, ervilhas, frutas e vegetais com suas cascas ( de preferência – orgânicas) fecha aspas.

Ervilhas se parecem também com as pedrinhas que são expelidas da vesícula por quem ja fez aquela limpeza da dra. Hulda Clark que muita gente confiável recomenda. Já em relação ao fígado, outro bom remédio é rir muito.
Então ficamos assim: ervilha boa é a que permanece verde, não deve amarelar para não perder as propriedades nutricionais. Pronto. E eu continuo sem saber porque a direção deste post tomou esses rumos, mas quer saber, desopila!
Namastê!

muitos créditos:
imagens de acervo
Vida Saudável
Vida Integral
Wikipédia
Doce Limão
100 comidas naturais
Cura pela Natureza
OBS: eu adoro a cor amarela


Comentários