ABOBRINHA BRASILEIRA


Abobrinha brasileira com acelga e amêndoas
Corte a abobrinha em pedaços. Refogue no azeite e no alho com ervas, quando estiver quase macia, e isso é muito rápido, acrescente a acelga picada, tampe e deixe alguns minutos. Finalize com o que tiver em casa, eu tinha amêndoas tostadas, peguei algumas e fatiei grosseiramente, coloquei por cima já no prato. Pronto, acompanha qualquer refeição, oferece fibras e valores nutricionais além de ser extremamente leve. A gente come e nem percebe. Mas sustenta, viu, dá para segurar muito bem o dia.
Prefere abobrinha italiana ou brasileira? Eu, as duas, claro! E na falta de uma, a outra faz as honras, simples assim. Tenho uma leve quedinha pela brasileira, aquele amarelinho vale um suspiro. E muitos ais para as milhões de possibilidades de se preparar algo que por si já é fantástico, veja quanta receita na página da Lucila Diniz, link, é de derreter.

8 Benefícios da Abobrinha Para Saúde
abre aspas
Dieta: Uma xícara de abobrinha tem 36 calorias e 10% da RDA de fibra dietética, que auxilia na digestão, previne a constipação e mantém os níveis baixo de açúcar no sangue.

Abobrinha Ajuda a Baixar o Colesterol: A fibra alimentar na abobrinha ajuda a reduzir o colesterol, anexando-se aos ácidos biliares que o fígado produz a partir do colesterol para digerir as gordura. Porque a fibra se liga tão bem com ácidos biliares, aumentando assim a sua capacidade de digerir imediatamente as gorduras, o fígado é responsável pela produção de mais ácido biliar. O fígado baseia-se em seguida ainda mais com o colesterol para produzir o ácido biliar, consequentemente, a uma redução do nível de colesterol total no corpo. Além disso, os altos níveis de Vitamina C e Vitamina A impedem que o colesterol fiquem nos vasos sanguíneos do corpo, dificultando, assim, o aparecimento da aterosclerose.

Benefícios da Abobrinha na Prevenção do Câncer: As fibras promovem movimentos intestinais saudáveis e regulares, as grandes quantidades de fibra na abobrinha também ajuda a evitar toxinas cancerígenas de se estabelecer no cólon. Além disso, as vitaminas A e C, bem como ácido fólico, encontrado na abobrinha atuam como poderosos antioxidantes que combatem o stress oxidativo que pode levar a muitos tipos diferentes de câncer.

Abobrinha é Benéfica Para a Saúde da Próstata: Estudos mostram que os fitonutrientes na abobrinha auxiliam na redução dos sintomas de benigna hipertrofia prostática (BOH), uma condição na qual a glândula da próstata aumenta e leva a complicações com a micção e funções sexuais em homens.

Abobrinha é um Agente Anti-inflamatória: As vitaminas C e A, não só servem ao corpo como antioxidantes potentes, mas também agentes anti-inflamatórios eficazes. Juntamente com o Cobre encontrada na abobrinha, estas vitaminas impedi o desenvolvimento de muitas doenças hiper-inflamatórios, incluindo asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

Abobrinha é Benéfica Para a Saúde do Coração: Uma pequena quantidade de abobrinha já contém mais de 10% da RDA de Magnésio, um mineral comprovada que reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Abobrinha também fornece folato, que é uma vitamina necessária na quebrar de aminoácido perigoso homocisteína , que se os níveis no corpo aumenta e pode contribuir para ataques cardíacos e derrames.

Abobrinha Ajuda a Baixa Pressão Arterial: Junto com o Magnésio, o Potássio encontrado na abobrinha ajuda a baixar a pressão arterial. a hipertensão ou a pressão alta, pode levar a arteriosclerose (danos nos vasos sanguíneo), ataque cardíaco e muitas outras condições médicas graves. tanto o potássio e o magnésio na abobrinha, no entanto, pode ajudar a aliviar a tensão no sistema circulatório do corpo.

Abobrinha é Rica em Manganês: O Manganês é um mineral e um nutriente essencial que nos oferece muitos benefícios para a saúde e contribui para uma série de funções fisiológicas normais. Uma xícara de abobrinha contém 19% da RDA de manganês, que ajuda o corpo a metabolizar proteínas e hidratos de carbono, participa da produção de hormônios sexuais, e catalisa a síntese de ácidos graxos e colesterol. O Manganês na abobrinha também aumenta os níveis de superóxido dismutase (SOD), a enzima responsável pela proteção contra o stress oxidativo mitocondrial. Finalmente, o manganês é essencial para a produção de prolina e de aminoácidos que permite o colagênio se formar, e permitindo, assim, para a pele saudável e adequada a cicatrização de feridas. fecha aspas.
fonte dessa info, aqui no saudedica

 

No Pinterest tem um palito de abobrinha com parmesão que marquei como favorita, e deixei na primeira página. Sempre que vou ali, penso: preciso fazer isso, ou encontrar isso em algum lugar! Dá só uma olhada, link e veja a receita aqui na página de origem, link. O bom do Pinterest é que além dele mostrar as melhores imagens ele te leva rapidinho para a página mãe, e isso é uma grande vantagem, a gente pode ver quem faz o quê, e melhor; dar o os créditos e o endereço para compartilhar. Abobrinha é tão top que nunca errei no preparo; pura ou combinada com outros alimentos. Ela não se sobrepõe, não compete, sempre agrega. O que me leva a pensar sobre a generosidade e a grandeza. Se eu fosse eleger um vegetal com o ego devidamente trabalhado ele seria sem dúvida a abobrinha. Desculpe a graça `a parte, mas é isso mesmo, a abobrinha seria como aquele tipo de gente que todo mundo gostaria de ter por perto: generoso, agregador, gente que traz valor para nossa vida.

Tá de bom tamanho!
Namastê!!!

créditos para
imagens de acervo, a primeira
a segunda imagem do site Flourish, que tem tambem a receita do palito
beneficios da abobrinha no SaudeDica
notinha: o título ficou assim "abobrinha brasileira" porque é a receita, não tem nada a ver com a minha leve preferência, prometo!


Comentários

Denise Weller disse…
Gostei!
Vou fazer!
Bjs
sylribeiro disse…
Oi Denise, é tão fácil, e fica tãaao bom!! bjos