TOMATE, ORÉGANO


Saladinha de tomate

Tomates sem pele e sem semente
queijo minas cortados em cubinhos
castanha do pará grosseiramente picadas
Azeite
Orégano
Sal rosa.

Vai bem com tudo!
Uso tomates sempre com a regrinha básica- sem pele e sem sementes.
Tiro a pele como descasco a laranja, porisso sempre escolho pela firmeza, pois fazer isso com tomate muito maduro é desastre na certa. Nestes casos, uso a conhecida técnica de mergulhar em água fervente até rachar tomando cuidado para não cozinhar. Acho tão dificil... prefiro descascar mesmo. Raramente faço molho, prefiro ao natural, grosseiramente refogados ou picados diretamente sobre as massas bem quentes. Esse calor pré cozinha os tomates e os deixa no ponto que gosto, nem tanto ao mar, nem tanto `a terra. Outra regra, usar sempre com azeite e orégano. Orégano é planta mágica. A sabedoria atesta, orégano é um poderoso fungicida natural, e seu óleo é vendido para aumentar a imunidade e tratar uma série de sintomas, custa mais que ouro.

abre aspas: O óleo essencial extraído do Orégano é conhecido em largo espectro, como agente antiviral, antifúngico, antibacteriano e anti-séptico. Um grande número de estudos in vitro mostrou que o seu óleo essencial destrói um grande número de bactérias e de fungos. O óleo extraído do orégano tem um componente químico chamado Carvacrol que em pequenas doses, inibe o crescimento de bacteriano. Tirei esse texto daqui, onde vende o óleo em gotas da marca Solaray, que eu já usei e realmente, é poderoso. fecha aspas
Mesmo devidamente tampado e acondicionado, seu aroma é tão forte e seu gosto tão ardido, que uma única gota basta. Mais a gente nem consegue tomar!
Uma vez um amigo estava muito gripado, ofereci duas gotinhas para ele, logo que tomou sentiu um ardor instantâneo, segundo ele parecia que estava limpando tudo por dentro. Ele gostou tanto que depois ele me perguntou onde poderia comprar. Esse é o tipo de produto que se a gente puder, mantenha por perto.

Consumir in natura também, sempre. Aqui em casa, vidros e vidros de orégano vem e vão muito rapidamente. Como eu não devo consumir leite e derivados, e desobedeço essa regra com certa frequência, mesmo nos queijos de leite de cabra, ovelha ou nos lac free coloco generosas porções de orégano e me sinto relativamente perdoada.
Sem falar ainda do ajowan, tempero que já usei muito no tratamento ayurvédico, tão especial que merece um post só para ele. São sementes de... orégano.
abre aspas: promove a digestão, alivia gases, rins, nervos, fortalece o sistema imunológico, combate infecções, indigestão, asma, dores espasmódicas do estômago e intestino, diarréia, auxilia a respiração, resfriados, irritações e dores de garganta, bronquite, asma; bactérias, fungos e vermes intestinais, desintoxicante, prevene a formação de pedras nos rins, aumenta a virilidade, curar problemas de ejaculação precoce. fecha aspas

Tomates também promovem saúde e bem estar, abre aspas:
O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Em cataplasmas ou cru, ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral. O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais. Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito anti-séptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos. fecha aspas
Aqui listam os dez principais beneficios do tomate, dá uma olhadinha... 
Ele é poderoso antioxidante, e promove rejuvenescimento de modo geral.
Uma conhecida empresa de cosméticos lançou há mais de dez anos, um composto via oral contendo licopeno, para rejuvenescimento. Na época tomei por dois anos esse complexo e confesso que senti muita diferença para mehor na textura e na tonicidade da pele.
Como tudo que vem e vai, um dia deixei de gastar essa pequena fortuna e investi na boa nutrição com produtos idem. O resultado se manteve com mais ganho para a saúde, mas de vez em quando tomo as cápsulas da juventude novamente. Tomate é realmente tudo de bom.

Engraçado... seria um post sobre tomates e acabou se transformando em uma ode ao...orégano!
Coisas de quem não planeja o que escreve, o assunto vai fluindo e se transforma, complementa, frutifica, que maravilha.
Namastê!!

créditos
Plantas que curam
Saude dica
foto de acervo-salada
orégano aqui, com um artigo muito bom!
flor do orégano aqui
Ajowan
beneficios do tomate aqui

Comentários