LENTILHADA


Quer uma semana de boa comida?
Deixe pronto uma lentilhada, acondicione em potinhos e leve ao freezer.
Porções individuais, que duram bastante e dão asas `a imaginação.

Com arroz integral, salada de tomate com manjericão e queijo de cabra ou ovelha, uma verdura bem feitinha e um ovo caipira... hmmm tem coisa melhor?

Burger ou bolinho de lentilha:
Basta usar uma porção descongelada e acrescentar 01 ovo, 01 boa colherada de manteiga, ghee, ou óleo de côco, salsinha e farinha de quinoa (farinha de aveia, côco, integral, arroz integral de véspera...). Pode mixar ou amassar com as mãos desmanchando apenas o que ainda estiver inteiro, como a cenoura por exemplo. A farinha vem depois para dar o ponto de modelar. Assar ou fritar, e pronto, um delicioso acompanhamento com muitos nutrientes. Se quiser gluten free use as farinhas recomendadas.

Escondidinho:
Usar o mesmo princípio e untar uma forma, primeira camada a massa da lentilha, recheio com ricota e orégano ou queijo, ou tomates, ou verdura cozida, etc..., finaliza o "sanduiche" com mais uma camada da massa. Polvilhe algo que dê crocância por cima, leve forno até assar bem, eis outro acompanhamento com requinte de restaurante feito em casa.

Bendita lentilha! De molho as sagradas 24 horas em meio ácido, além de começar a germinar, cozinha melhor, não desmancha, fica mais macia e digestiva. Essa é a regra e não existe exceção para ela. Uma lentilhada poderosa vem do que tem em casa; por exemplo, na feira orgânica desta semana, a cenoura estava linda; trouxe um pacote bem generoso e pensei: haja criatividade para tanto caroteno! A abóbora estava com a casca verdinha, sem os famosos crocotós e amarelados que a gente não gosta de ver nem de comer. O pimentão esta semana veio vermelho e bem maduro, para usar imediatamente. Deu um tricolor bacana, amarelo, laranja e vermelho.
Usei a quantidade de um saquinho que vem na embalagem da lentilha da Ceres, a melhor que já usei da categoria lentilha seca, e essa quantia eu cozinhei em  uma panela de tamanho médio.
Na categoria verde, até hoje sonho com elas.... a Roland que vendia no Santa Luzia, cheia de fósforo e magnésio, ultra proteica, pequenina e muito escura. A Casino, que vendia no Pão de Açucar tambem era muito boa! Nunca mais vi... que pena.

Enquanto a lentilha verde brinca de esconde-esconde, vamos `a lentilhada do dia, feita com capricho!
Lentilha deixada de molho 24 horas com água e gotas de limão ou vinagre.
Lavar bem, escorrer e levar a panela com agua ate cobrir e mais um pouco
(acrecescentar o necessario para cozinhar durante o processo)
Folhas de louro, canela, cominho e feno grego.
Alho inteiro cru, picado na metade, quantos dentes quiser (usei 3)
Cozinhar em fogo lento um pouco e depois acrescentar cenouras picadas, abóbora com casca idem, pimentão em pedacinhos.
pode ser mandioquinha, como comentou a Rô quando viu a foto postada do instagram
sim, pode o que quiser, penso.
quando estiver cozido, e a água secar quase tudo, coloque azeite, bastante, que ajuda engrossar sem formar um caldo como feijão.
Corrija o sal, se quiser ou deixe assim mesmo, e salgue no prato.
Orégano, e algum outro verdinho, como manjericão ou salsinha.
Deixe esfriar, e coloque em potinhos, direto no freezer e pronto!

Namastê!


Comentários