VERDURA COZIDA: ACELGA, TÃO SUAVE, TÃO PODEROSA


Tão suave e tão poderosa, assim eu defino a acelga, um vegetal de primeira que faz parte do nosso dia a dia de muitas maneiras, crua, cozida, incorporada com outros vegetais.
Um pé de acelga dura muitos dias o que faz com que seu consumo seja econômico e muito recomendado. Gosto dela na suavidade, refogo no ghee, `as vezes incremento com uva passa e damasco, e sempre que posso coloco um ou dois tomates sem pele e sem sementos cortados em pedacinhos no meio do processo. Deixo que as folhas fiquem "suadas" no próprio vapor, elas cozinham muito rapidamente e geralmente não exigem tanto como a escarola, tempero somente regulando o sal; e com um prato de arroz integral e lentilhas por exemplo, fazem uma refeição completa.
Gosto tambem de acrescentar abóbora e cenoura, estas refogo antes, e quando estão macias eu coloco as folhas picadas ou rasgadas por cima, em questão de minutos tenho um super acompanhamento.
Ao lavar as folhas sempre presto muita atenção, pois aquela limpeza aparente engana a gente.
Há um ano aproximadamente comprei uma linda acelga orgânica, e enchi a pia com água e coloquei as gotinhas de vinagre. Ao começas desmontar as folhas com a mão, qual não foi a minha surpresa quando um escorpião bem pequeno surgiu do nada, ou melhor, do meio das folhas e começou boiar perto da minha mão. O susto foi muito grande e depois disso por um bom tempo evitei os maços, ou os pés, que sejam... a não ser aquelas picadas na hora da feira ou do mercado, para consumir no mesmo dia.
Passado o tempo de recolhimento, não resisti a um lindo pé de acelga essa semana na feira orgânica, e desta vez fiquei mais atenta, nenhuma surpresa e tenho verdices para a semana toda...
Aranhas em uvas, escorpião na acelga, lacraias na escarola, caramujos e outros seres invisíveis povoam os produtos orgânicos, menos mal, se tem vida entre as folhas é um bom sinal. 
Procuro constantemente pelas acelgas de folha verde escura, mas nem sempre consigo encontrar por aqui, infelizmente. Não tirando o mérito da acelga comum, as que tem a folha escura e mais fibrosa acrescentam saude para mim.
Felicidade! encontrei ghee organico, que maravilha! É a primeira vez que encontro um ghee orgânico e certificado, tirando o ghee quase orgânico que a Daiane preparava.


Pesquisei os beneficios da acelga e achei um artigo bacana, neste link, o qual reproduzo abaixo.
abre aspas: Acelga é um vegetal de folhas verdes que está na mesma família da beterraba. No entanto, enquanto a raiz da beterraba é normalmente consumido, são as folhas de acelga que são consumidos. Ela também passa a ser um dos alimentos mais saudáveis do planeta.
Antioxidantes: Acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta (antioxidantes são responsáveis pelas cores vivas em frutas e vegetais). Ele contém beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol, e muitos outros antioxidantes que combatem doenças. Regular o açúcar no sangue: Acelga contém ácido siríngico e fibra e ácido siríngico, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Se você está em risco de diabetes ou de ter sido diagnosticado com diabetes, você deve comer mais vegetais verdes folhosos, como acelga.
Saúde Óssea: Acelga, como outros vegetais de folhas verdes, é uma excelente fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Uma xícara de acelga fornece cerca de 101 mg de cálcio. Ele também contém vitamina K e de magnésio, ambos são importantes para os ossos fortes.
Prevenção do Câncer: Acelga é um dos super alimentos que é conhecida por sua propriedades preventivas do câncer graças à fibra, clorofila, fitoquímicos e outros pigmentos vegetais que ela contém. Estudos descobriram que vegetais de folhas verdes são particularmente benéfica contra o câncer de cólon.
Saúde do Cérebro: Além de fortalecer os ossos, a vitamina K em acelga é crucial para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso, pois é essencial na formação da bainha de mielina, a camada protetora em torno de nervos:
Sangue Saudável: acelga é rica em ferro, que é essencial para manter a saúde do sistema circulatório e na prevenção da anemia. A vitamina K promove a coagulação sanguínea saudável e evita contusões excessiva e hemorragia.
Saúde do Cabelo: Acelga é rica em biotina, uma vitamina importante pro cabelo que promove o crescimento e força. Os pesquisadores descobriram que 30 mcg por dia de biotina é benéfico para o cabelo e uma xícara de acelga contém cerca de 10,5 mcg. Acelga também tem quantidades elevadas de vitaminas C e A, os quais auxiliam os folículos pilosos na produção de sebo.
Saúde Ocular: Uma xícara de acelga contém 9.276 mcg de luteína, um antioxidante que é essencial para a saúde dos olhos. Pesquisadores sugerem que consumir entre 6.000 e 10.000 mcg de luteína por dia pode manter a saúde dos olhos e prevenir ou retardar o aparecimento de doenças oculares relacionadas à idade. fecha aspas.


Outro prato completo com a acelga, fiz agora pouco, e ficou delicioso.
Simples: massa de grão de bico com espinafre, acelga refogada com noz pecan, nozes e passas, e para finalizar, azeite e queijo de cabra.
O banquete tá servido.
Namastê!

fotos de acervo
site que fala bem sobre a acelga, aqui



Comentários

Esse mini escorpião é para te lembrar que fui eu, escorpiana, quem te ensinou essa acelga há alguns aninhos ;-)
sylribeiro disse…
querida Carol, nao me recordava que essa receita foi passada por você porisso agradeço por me lembrar e deixo aqui registrado meus melhores obrigados por todas as dicas que aprendi com você (as que recordo e as que não), amando os amigos e os animais na mesma medida, cuide bem desse escorpião, beijos!