MANDALA DE VEGETAIS


É uma mandala saborosa!
Ao assistir o vídeo do preparo dessa receita da Food Republic, tive grata sensação de participar de uma meditação. Que capricho, uma receita tão simples e tão primorosa. Penso em quem gosta de cortar nhoques todos do mesmo tamanho, enrolar brigadeiros redondinhos, fazer bordados e trabalhos manuais milimétricos, como admiro essas pessoas.
Minhas prendas, se é que podemos chamar assim, são bem diferentes.
Os desenhos que faço são quase todos croquis com grafite grossa, densos, rápidos. Os erros quase nunca apago, vou desenhando por cima com mais e mais força até o definitivo predominar. Quando olho o resultado penso: só eu que vou entender isso! Então coloco uma imagem aqui, uma letrinha mais caprichada ali, e meus clientes começam compreender o sentido daqueles rabiscos, a comunicação começa se delinear.


Na cozinha é bem parecido, quando vejo o prato final penso: só eu vou conseguir comer isso!
Claro, existem exceções, mas no geral praticamente nem arrisco mais.
Não me recordo de modelar um prato que ficasse inteiro, como essa mandala por exemplo, tudo acaba meio junto e misturado. Quando fiz aquela famosa batata "Pinterest", receita que a Luca me mandou, ela simplesmente desmanchou. E o burguer de amaranto, da Marise Berg... ficou com cara de panqueca, já o bolinho de grão de bico poderia bem se chamar bolachinha, a torta de salsinha da Tutu, sem comentários. Não tenho boa mão para modelagens, mas para temperos eu tenho.
Minhas receitas ficam mais saborosas que bonitas. Cada um com seus atributos... 
Porisso quando vi essa "mandala" de vegetais pensei: é uma lição das mais interessantes de sabor e de caminho. Entendo assim: como a delicadeza e a paciência podem produzir maravilhas a partir da extrema simplicidade. Serve muito para mim, espero que sirva para todos.
Namastê e bon apetit!

imagem do croquis, de acervo pessoal
demais imagens e receita: linke food republic,
não deixe de assistir ao video!
For the love of veggies: é comigo mesmo!!




Veggie Roulade from Food Republic on Vimeo.

Comentários