GELÉIA CASEIRA


Boas receitas a gente nunca esquece.
Pode até ficar um tempo sem fazer, mas volta e meia ela ressurge no cenário para uma nova temporada.
Em casa sempre tem a mesma geléia, desde 1997, veja quanto tempo.
Meu café da manhã "perfeito" tem geléia, tahine e manteiga.
A geléia do mercado não tem açucar e é uma delicia.
Muitos sabores para nunca enjoar, só o bolso que reclama.
Em 2009 conheci o blog da Carol Daemon e vi uma receita de geléia de damasco caseira que me impressionou pela facilidade.
Fiz no mesmo dia, adorei!
Deixei um comentário no seu blog e dali em diante começou uma amizade virtual que rende bons frutos até hoje.
A receita é muito simples e pode ser feita com diversas frutas secas, a ressalva é que a durabilidade é baixa, 5 dias em média.
Mas a quantidade indicada dura esse período (na geladeira).
Pronto, eis aqui a receita, descomplicada e renovada nesta temporada com ameixa.
Além de gostosa é nutritiva e faz muito bem pela manhã.

Vamos lá:
Um copo da fruta seca em meio copo de água deixada de molho na geladeira de véspera.
Levar ao fogo baixo e ferver por aproximadamente 20 minutos, conforme a maciez da fruta.
Fica de olho, se a água secar coloca mais um pouco.
Deixa esfriar e passa pelo mixer, liquidificador, ou amassa com o garfo se quiser ela mais pedaçuda.

Ameixa é tudo de bom, veja quanta coisa boa tem nessa fruta tão especial; abre aspas:
A ameixa (prunus domestica) é o fruto da ameixeira e vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição, os fenóis, que tem poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres. Segundo pesquisas austríacas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio! Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral. Ela possui alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural! Possui ainda, vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento.  Também possui potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal! A grande quantidade de fibras existente na ameixa, faz com que seja um dos laxativos naturais mais lembrados e consumidos, sendo a ameixa seca muito usada com essa finalidade. Algumas pessoas a colocam de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte, em jejum, bebem a água e comem a ameixa. Ou apenas a consomem pura, o que também dá resultados. A ameixa seca, por ter alta concentração das substâncias, como as vitaminas, é fonte de energia muito importante, usada como complemento alimentar de quem tem alto gasto calórico, como esportistas. fecha aspas, a fonte dessa informação está aqui.

Gosto de caprichar sempre que posso nas receitas, nas fotos, no assunto, procuro compartilhar o que penso ter de melhor em mim.
Minha incansável vontade de fazer bem feito me leva para algumas viagens usando recursos muito modestos porém autênticos. Geralmente publico no ato que escrevo e muitas vezes antes de concluir; tarefa que deixo para fazer durante alguns dias, sem complicações. `As vezes surge algo do inusitado. Hoje por exemplo me diverti no instagram fazendo fotos de um azulejo da Portobello e veio a idéia deste post. Sou maníaca com esses ladrilhos, sempre que visito uma dessas lojas saio com um para a coleção e uso para enfeitar a casa. Azul chama azul: a geléia foi para o potinho de louça da Marina, que tem mil e uma utilidades. Azul combina com marrom, a cor da ameixa faz bonito com a madeira das colheres "mackintosh" do Alexandre. Tudo para combinar com a geléia.. que ficou muito saborosa! 

Mais informações sobre a ameixa? aqui, neste link.
A receita da Carol a quem dedico este post, com meus agradecimentos.
E meu amado mestre que sabe tocar nosso coração como ninguém, encontrando as palavras certas para os momentos idem.
Frase de Victor Hugo, outro mestre.

O espírito se enriquece com aquilo que recebe; o coração, com aquilo que dá.
Namastê!

Comentários