MASSALA



Sempre é tempo para massalas, que além de trazer um sabor e perfume maravilhoso para todo tipo de alimento, cumpre a nobre função de auxiliar o processo digestivo. Que delicia fica a cozinha quando a gente usa a massala nos preparos, e que alivio para quem come fora pois a massala tem um papel importante para equilibrar o sistema digestivo e sobretudo para ajudar a limpar as toxinas.
Oito é o numero:
feno grego, cominho, gengibre, cúrcuma, canela, cardamomo, orégano, manjericão.
Com coentro e erva doce chegariam a dez, e na próxima vai ser assim.
Tudo em pó e/ou seco macerado, e em quantidades quase iguais, dosando conforme o sabor, e a força de cada um.
Quer saber mais sobre massala?
Aqui tem, uso faz tempo, pesquiso idem.


Aprendi a fazer a "minha" com a dra. Maisa Misiara há quase dez anos. E com a Marise Berg aprendi encontrar combinações diferentes para minhas necessidades, e nunca enjoar do mesmo gôsto. Com a Daiane do Sala de Ayurveda, hoje Yamuna, aprendi mais sobre o assunto, e até provei uma massala deliciosa que ela faz para cada dosha e tem um preparo muito elaborado, bem diferente do meu que é só juntar os temperos secos e misturar, para usar assim, polvilhado sobre a comida pronta, ou na agua do cozimento ou do refogado. Ela coze com ghee, ele vem como uma pasta, e fica delicioso nos refogados, sim, ela sabe das coisas.

E dez anos se passaram, em termos de tempo virtual, isso equivale a milênios. O que um dia era absolutamente raridade e ninguém tinha ouvido sequer a pronúncia, hoje temos tudo na vitrine para quem quiser. Já conheci massalas deliciosas compradas ali na esquina, já ouvi amigos recomendando lojas só de especiarias, que juntam sabores como alquimia... que delicia!!
Em tudo a gente sempre recomenda atenção, porque a massala não só confere sabores e perfume aos preparos, ela tem função medicinal, é bastante importante voce saber, ou pelo menos ter noção qual especiaria vai te ajudar, então, não fique somente na vitrine, pesquise ou se consulte com um profissional, para ter antídotos que te ajudam a ter uma vida melhor.
A massala é ouro em pó, literalmente. Uma jóia para a saúde.

Rumi, é ouro para alma, poucas vezes li tanta sabedoria junta em ação.
"Que a beleza do que você ama seja o que você faz."

notinha, atualizando post, mais uma vez!


Comentários