TAHINE, UM CASO DE AMOR


Como o tahine é importante para minha alimentação!
tantos anos de fidelidade...
Um dos mais fortes aliados da boa saúde e na elaboração iguarias; hommus, molhos cremosos, puro ouro...uma infinidade de combinações preciosas das quais aprendi fazer bom uso.
Mas o papel dele na minha rotina alimentar não muda, e eu nunca me canso.
Um bom café da manhã para mim tem tahine, geleias, manteiga.
Parece que quando a gente acerta o compasso é como encontrar a alma gêmea; tudo se organiza para uma caminhada feliz.
É assim com o tahine.
Em 1997 quando iniciei os cuidados nutricionais com a querida Célia Mara, ela me orientou a não utilizar leite e derivados na dieta alimentar, assunto bem explorado por aqui e vale a ressalva do repeteco.
Eu, que achava que o cálcio só podia ser obtido do leite, fiquei apavorada.
Naquela ocasião ainda não dispunha de tantos meios de pesquisa como hoje, mas ela me ajudou a compor a alimentação com muitos itens de valor e deu tudo certo.
O cálcio, motivo principal de eu ter adicionado o tahine como complemento, se diluiu ao longo dos anos pelo sabor delicioso que me cativa dia após dia.
Veja essa lista abaixo, do site muito confiável chamado Vegetarianismo, onde tem uma matéria que vale leitura ( completa linke aqui )

Os campeões do cálcio/ fontes especialmente valiosas de cálcio de fácil absorção:
Amêndoas 1/3 de xícara 50mg
Melado escuro 1 colher de sopa 137 mg
Alga hijiki, seca 1/4 de xícara 162 mg
Hummus (pasta árabe de grão de bico) 1/2 xícara 81 mg
Quinoa (cereal andino)1 xícara 50 mg
Tahine (pasta de gergelim) 2 colheres de sopa 128 mg
Tofu sem cálcio (macio) 1/4 de xícara 67mg
Tofu com cálcio 1/4 de xícara 430 mg
Alga wakame, seca 1/4 de xícara 104 mg

Tahine... crú ou integral?
A marca Sesamo Real produz dois tipos diferentes, me informaram um deles ser o crú e o outro integral, e um deles é fonte de cálcio. Vale aprofundar o assunto... qual tipo é indicado para uso constante. Quem pode ajudar?
Um bom profissional, naturalmente, e o s.a.c. da empresa, para onde vou escrever agora mesmo, assim: para o sac da sesamo real: sesamoreal@sesamoreal.com.br
abre aspas: bom dia, costumo utilizar os tahines da marca e tenho uma dúvida se puder me ajudar agradeço...algum deles é feito da semente crua? em caso afirmativo, vocês sabem se existe alguma comprovação que um tipo tem mais calcio que o outro? obrigado e aguardo. fecha aspas



Além do tahine, estou conhecendo melhor outras manteigas veganas; a novidade vem de Brasilia e em breve esperamos por aqui.
Soube pela pagina de face da Conceição Trucom, a marca Bioporã produz uma linha imensa de manteigas veganas que devem ser manjares no mar das boas possibilidades.
Diz a empresa ser a primeira fabricante do tahine cru do Brasil, abre aspas: o gergelim é um alimento incrível e seu creme, o tradicional tahine do Oriente Médio, delicioso, no entanto, em sua fabricação as sementes são torradas e acabam perdendo boa parte de seu potencial benéfico com a eliminação de enzimas e substâncias bio-disponíveis. fecha aspas.
Sementes de gergelim são ótimas fontes de cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco.
São também riquíssimas em cálcio, proteínas, vitaminas B1 e E, além dos ácidos graxos essenciais Ômega 3, 6 e 9.
Gergelim é ouro para a saúde; é bom para muita coisa, se as pessoas soubessem seu potencial... tão bem utilizado pela ayurveda, bom para a pele, as mucuosas, inflamações em geral, para as vias respiratorias e aéreas, para os olhos...uma infinidade de benefícios.
Sempre vale uma ressalva que a Célia Mara me ensinou; a semente é boa desde que a gente consiga triturar com os dentes antes de ingerir para aproveitar os seus maravilhosos atributos, fora isso melhor que seja prensada ou processada como óleo, tahine, gersal...


A Bioporã ainda vende o produto online fora de BSB, com entrega por sedex.
Uma das coisas que pretendo comprar logo é a manteiga de coco.
Veja que interessante o texto sobre o produto.. e linke para o restante das informações
...uma experiência única
Feita da polpa de cocos secos integrais selecionados, sem qualquer conservante ou aromatizante, em temperaturas inferiores a 45oC, mantendo assim as qualidades enzimáticas e nutricionais do coco, esta manteiga derrete em sua boca com todo o sabor e aroma deste super alimento.
Produzido em equipamento vegano que processa castanhas e sementes, mas não processa soja, glúten, lactose e açúcar.
Ingrediente: 100% polpa de coco integral


a imagem aqui mostra como um bom tahine deve ser, na minha modesta opinião: cremooooso.
em dezessete anos de uso já tive alguns percalços com tahines que ficaram longe dessa premissa, alguns duros empedrados, outros grosos, outros com sementes inteiras...
fica a dica: olho vivo no produto, e se não estiver como deveria, não hesite - comunique ao s.a.c, geralmente eles ouvem, pude comprovar.
as outras imagens vem dos sites das marcas, devidamente linkados ao longo do texto.


Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina...

Namastê!

linda imagem de tahine lá em cima: aqui


repost de 2014, continua valendo...graças a um comentário muito simpatico da Lu Fonda, achei que era hora dele voltar a primeira pagina.... e vamos em frente!!
atualizando uma info: não recebi retorno da sesamo real, aliás nunca mais vi essa marca aqui onde vivo atualmente. a jasmine, que não entrou neste post, voltou a frequentar minha mesa. e para completar o calcio tenho usado melado de cana junto com stevia para adoçar o café da manhã, melado organico comprado no mercado, preço justo, e muito saudavel!


Comentários

Lu Fonda disse…
Olá, Silvia. Adorei seu blog, preciosas dicas. Experimentei a manteiga de gergelim da Bioporã e achei muito amarga. Lendo esse artigo fiquei com uma dúvida: O SAC da Sésamo Real respondeu sua mensagem ? Também gostaria de saber qual tem mais cálcio e se são feitos com a semente crua. Obrigada.
Lu Fonda disse…
Outra dúvida. Você conhece a Pasta de Gergelim da marca Zeenny ? Ouvi dizer que é a melhor em quesito sabor e textura, mas não sei se é feita do gergelim cru.
sylribeiro disse…
OBRIGADO LU!! então a sesamo real nunca me respondeu...:( mas andei pesquisando sobre o assunto, e para minha surpresa não cheguei a nenhum resultado, porque uns dizem que por ser crua a semente tem mais calcio, outros o contrario. a web é fonte de muita informação mas nem sempre a gente consegue filtrar! eu gosto muito da bioporã, a que usei nao estava amarga, mas ainda prefiro o tahine da jasmine, porque a gente encontra com mais facilidade, e depois de alguns percalços, parece que eles acertaram a mão, tem vindo bem cremoso, e sem sementes inteiras....OMG tomara perdure!! um grande abraço! e respondendo essa ultima pergunta não conheço essa marca!!
Olá meninas!! Peço desculpas pela demora. Não tivemos conhecimento do email da Silvia a respeito da dúvida sobre o Tahine! Estava navegando no seu blog (que por sinal é muito interessante) e por acaso vi essa postagem :)
Como o cálcio está presente na casca do Gergelim, o Tahine Integral tem 46% contra 12% de cálcio no Natural Descascado. Ou seja, se sua intenção é aumentar a ingestão de cálcio, dê preferência para o Tahine Integral!
Espero ter respondido sua dúvida. Agradecemos a preferência e mais uma vez pedimos desculpas pela falta de retorno! Se precisar podem me mandar um email que estarei à disposição (marina@sesamoreal.com.br) ;)
sylribeiro disse…
Olá, Marina da sesamo real, obrigado pela resposta, nao importa que tenha demorado sempre é valido!!
pode me ajudar sim, onde acho esse produto na cidade de Campinas? obrigado!!