FEIJÃO AZUKI

Feijão Azuki 

É um alimento de grande riqueza nutricional, rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
Para além de propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros.
Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes.
fonte: alimentarium

Feito em casa!!
Sim, eu aprendi a fazer feijão!
Sem usar panela de pressão, só o bom senso.
Preparo simples mas demorado e bem delicado.

Deixar o feijão de molho 24 horas em água com suco de um limão, ou vinagre, ou soro de iogurte.
Escorrer, lavar bem, levar ao fogo baixo com água, folhas de louro, pitadinhas minimas de canela em pó e cominho, orégano e cúrcuma ( este sim pode colocar uma boa colher das de café ).
Quando a água estiver reduzida à metade, coloco um bom fio de azeite, e catchup caseiro (delicias da Pat Feldman) e tampo a panela.
Acerto o sal, coloco um pouco de alho picadinho, cru mesmo, muita cebolinha e salsinha, e deixo apurar.
Coloco mais água aos poucos, até ficar macio e saboroso.
O caldo engrossa naturalmente.
Deixo esfriar, coloco em potinhos e congelo para a semana.
Alterno com lentilha, quinoa e arroz integral.
Desta vez consegui preparar uma boa quantidade de todos eles, que bom.

É a base para uma semana feliz e em paz com o sistema digestivo.
Namastê!


imagem de acervo


Comentários

Marilia disse…
Este post veio a calhar. Há meses penso em comprar feijão azuki por ser mais "fraco" que os outros.
Adorei a receita, os segredinhos que não conhecia. Provarei com certeza!
bj,
Marília
sylribeiro disse…
Prove sim, e use muito! faz tão bem! beijos querida
Marilia disse…
Oi,
tô fazendo agora finalmente! Tá com uma cara ótima!
Bj,
Marília
sylribeiro disse…
êêêêê que legal!!!!