SABORES DELICADOS


Conhece alguma receita de conserva de gengibre poderosa?
Eu conheço, adaptei de algumas receitas que já tinha aqui anotadas; com o toque e a ajuda de uma amiga culinarista consegui preparar em casa, deu muito certo.
Não fotografei porque não deu tempo, fiz um pouco para testar e foi-se rapidinho!
Agora vou fazer "pra valer"!
Aderi `as conservas de gengibre para manter uma dose diária daquilo que considero um santo remédio. Levo na marmita um mini potinho e faço a festa, o metabolismo agradece, a digestão idem.
Adoro gengibre de muitas maneiras: no suco, chá,  refogado, frito, cozido, e agora em conserva; ele fica delicado ao paladar, é bom demais.
A receita é simples, está adaptada e vem de muitas fontes, porisso não tenho como creditar, mas agradeço a todos que de certo modo me deram esse presente:

Gengibre em conserva

01 pedaço de gengibre de tamanho grande preferencialmente orgânico
descasque e fatie bem fino, respeite o sentido das fibras
coloque em água fervente por 5/10 minutos ( deixei 10 )
escorra numa peneira e reserve
por cima salpique uma colher de sopa de sal marinho, ou sal rosa ( eu uso isso )
deixe escorrer muito bem

`a parte numa panela
01 copo de vinagre de vinho branco ou de arroz ( usei de vinho branco )
01 xicara de açucar organico cristal
leve ao fogo até ferver e desmanchar o açucar.
deixe esfriar.

num vidro esterilizado
coloque o gengibre frio bem escorrido
e por cima essa calda tambem fria
tampe e deixe a temperatura ambiente por 2 dias, lugar seco e fresco.
leve a geladeira depois disso e muito bom apetite.
dizem que dura meses, se vc aguentar... para mim é dificil, rs.


Sabores delicados combinam com temperos idem, suaves e sutis.
Duas receitas simples com gosto de quero mais.
Ovo com manjericão faz um combinado maravilhoso, manjericão é considerado na ayurveda um alimento satvico, ele traz uma aura de pureza tão especial que sempre me recordo desse ensinamento quando tenho a oportunidade de usar folhas frescas, inteiras e saborosas.
Legumes refogados no óleo de coco ficam deliciosos; cada preparo resulta um jeito diferente.
No verão eu uso muito óleo de coco e me beneficio dele assim como do óleo de gergelim no inverno.

Prato 1
Salada de Ovos 
ovos cozidos e amassados com garfo
muitas folhinhas de manjericão fresco, inteiras
sal
azeite
uma colher de sobremesa de molho pesto
da Pat Feldman, sim, encomendei e me dei bem, é divino.

Prato 2
Refogado
Refogar no óleo de coco, nesta ordem:
respeitando os tempos de cozimento de cada um.
alho picadinho
abobora japonesa cortada em cubos não muito pequenos
cenoura cortadinha em ponta de lápis: isso mesmo, apontadas como se fosse um.
abobrinha em tiras beeeem fininhas, `a moda palito.
quando cozidos, temperar com muito pouco sal, marinho.
algumas lascas de gengibre em conserva, só para dar um toque.

Fotos de acervo
Yamaguishi, produtos de altissima qualidade, maravilha, na feira pertinho de casa.
Pat Feldman, delicias e mais delicias.

Namastê!!


Comentários

Marilia disse…
Te confesso que uso mto pouco gengibre na comida, mas quando o faço me surpreendo! Sempre é bom ter insipirações como essa!
Bj,
Marília
sylribeiro disse…
oi Marilia, gengibre faz tão bem!! junto do limão então, temos um poderoso aliado para muitas ocasiões... duro manter ele fresco por muito tempo, a conserva pelo menos cumpre esse papel! e deixa ele menos picante...experimenta vc vai gostar! beijos