PASTA DE DENTE SEM MENTA E SEM FLUOR


Ê morena quem temperou,
Cigana quem temperou
O cheiro do cravo...

O tratamento homeopático que estou fazendo sugere não entrar em contato direto com produtos à base de cânfora, menta, fluor, eucalipto, citronella, sálvia, hortelã, e etc.
Desde que voltei a me tratar com homeopatia há mais de vinte anos, procuro evitar a cânfora; quando vou ao massagista, cabeleireiro ou manicure logo aviso: não posso usar.
`As vezes isso gera uma conversa boa; estive com muita gente que se interessa por homeopatia e esses encontros rendem boas trocas. 
Outras vezes a pessoa olha e fala, ah sei, é alérgica? 
Dependendo da situação digo que sim e pronto.
Os demais componentes que "gelam" e "refrescam" eu passei a evitar recentemente a pedido do meu médico. Cada homeopata tem seu próprio método, e como todos eles funcionaram bem para mim num determinado momento, este caso não é diferente.
Uma das primeiras orientações que recebi foi adotar o uso de pasta de dentes sem menta e sem fluor.
Encontrei muita dificuldade para obter informações sobre os ingredientes. Uma empreitada e tanto.
Na tentativa de erro e acerto testando isso e aquilo, lá se vai a eficácia do tratamento, porisso a primeira pasta que encontrei sem menta e sem fluor para adultos, fiquei.
Uma vez em segurança comecei pesquisar alternativas.
As pastas infantis com aquele sabor de chiclete passo adiante.
Fora das prateleiras convencionais, encontrei duas pastas bacanas, de calêndula.



Pasta de Dente de Calêndula / Weleda

Por que as Pastas de Dente da Weleda não contêm flúor?
R. A Weleda não inclui flúor em seus produtos de tratamento oral, uma vez que uma quantia excessiva de flúor pode causar os riscos da saúde. O flúor é naturalmente obtido na água mineral e em outras fontes. Sendo assim, quantias adicionais geralmente não são necessárias. Entretanto, se o flúor extra for necessário para melhorar a saúde, isso deve ser determinado e prescrito por um médico.

A Weleda possui uma pasta de dentes sem menta?
R. A pasta de dente de Calêndula da Weleda não contém Óleo de Menta, o que a torna uma favorita entre os homeopatas. Ao invés da Menta, esta formula é aromatizada com Óleo de Erva-Doce orgânica e Alcaçuz.



Gel dental calêndula sem flúor / Schraiber

A Schraiber desenvolveu um gel dental formulado com ingredientes naturais buscando um equilíbrio entre você e a Natureza.
O Gel dental de Calêndula Schraiber, é formulado com extrato de Calêndula (anti-séptico natural).
Não é abrasivo e não contém flúor.
Não contém: menta e produtos de origem animal.
Promove uma limpeza eficaz nos dentes.
O extrato de Calêndula previne a inflamação das gengivas.
Ajuda a manter a higiene bucal e tem um leve sabor refrescante.
Este produto também faz parte da linha Kosher.

2014: uma notinha recente, através do comentario de um leitor, que fez contato com a empresa, ouviu do SAC que a menta faz parte da composição da formula. como a info acima foi retirada do site da Schraiber, fiz novo contato por escrito, para saber se houve alteração da formula e reprogramar ou não esta indicação. vamos aguardar?


E aquele gostinho refrescante?
Pasta sem menta, pode dizer adeus à ele.
Para quem gosta e não faz cerimônia com alho, a pasta com menta ajuda a promover uma convivência mais pacífica conosco e com nossos semelhantes, sem dúvida.
Com um pouco de paciência a gente encontra boas alternativas, umas já sabidas e outras ainda intuidas, mas elas funcionam.
A que testei e aprovei é o cravo.
Um amigo mantinha um saquinho com alguns cravos na carteira, vira e mexe ele colocava um na boca e a gente sentia um leve perfume exótico no ar.
Lembro dele me dizer que adorava aquela sensação de limpeza e hálito bom que o cravo deixava e tinha adquirido este hábito em uma viagem que não me recordo onde.
Agora estou na mesma situação.
Ainda não me acostumei, mas sei que vou gostar; até mesmo porque o cravo além de purificar o hálito, tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, e isso quer dizer mais saúde bucal.
Fortalece as unhas, espanta mosquitos, é barato, fácil de encontrar e de transportar, precisa mais?
Hábito é repetição; a persistência muitas vezes funciona assim: quando menos se espera, acontece.


abre aspas:
O nome científico antigo do cravo-da-índia, Eugenia caryophyllata Thunb., deriva da palavra grega "karyophyllon" que significa "folha-noz". Da China é que veio a primeira indicação do uso do cravo-da-índia como condimento, remédio e elemento básico para elaboração de perfumes especiais e incensos aromáticos. Na China, era então conhecida por "ting hiang" e na dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) seus frutos foram levados para a corte do imperador por enviados da Ilha de Java. Conta-se que os próprios javaneses mantinham um pequeno fruto na boca para melhorar o hálito, antes de ir falar pessoalmente com o imperador.
Hoje, a ciência já é capaz de explicar esse uso: é que o eugenol, óleo essencial presente nesta especiaria apresenta efeitos antiinflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca.
fecha aspas.
fonte desta informação: jardim de flores, linke aqui

notinhas:
este compartilhamento de informações não é propaganda comercial de produtos de natureza alguma, aqui estão registradas as minhas experiências no processo da busca por produtos adequados ao meu tratamento e às minhas necessidades; aconselho sempre a busca por orientação profissional antes de tudo, não publico comentário que venha de empresas ou vendas.
não sou da área de saúde e nem tiro dúvidas relacionadas a esse tema.
Namastê!

cravo da india, daqui
a música mais gostosa de se cantar: cravo e canela, do amado Milton Nascimento, aqui
mais cravo aqui
e aqui



.

Comentários

Unknown disse…
Olá! eu liguei para o laboratório e a pasta Gel dental calêndula sem flúor / Schraiber. CONTÉM MENTA!!!!!!
sylribeiro disse…
Ola!!! Que noticia, a info desta materia veio da empresa, sera que eles alteraram a formula? Muito obrigado pelo comentario, vou checar e fazer uma ediçao aqui mesmo! Valeu!!
Marilia disse…
Oi Silvia,
lembrei de ti ontem, pois comprei a minha primeira pasta de dentes natural, a marca é alemã e se chama Logodent. O sabor é de menta e se sente 10% do que nas artificiais, adorei!
Beijo,
Marília
sylribeiro disse…
Que legal Marilia, viu que no outro post eu comentei para vc do meu amigo que esteve em Zagreb ano passado e trouxe umas pastas otimas para mim daí?
Eu gosto muito do sabor da menta, so nao posso usar por conta da homeopatia, ainda bem agora a oferta ta aumentando! beijos!
Alvaro Costa disse…
É importante saber que o flúor é um veneno para a glândula pineal. Ele provoca a cristalização da mesma cegando espiritualmente o usuário.
sylribeiro disse…
Oi Alvaro, obrigado pela informação!
lúh disse…
Oi Sílvia! Eu sinto muita dor no estômago e ressecamento na garganta quando uso creme dental de menta, ou msm balas. Além dessas pastas existem outros sabores naturais sem menta?
sylribeiro disse…
oi. luh, existem sim mas aqui no brasil só conheço a profresh, dá uma olhada nisso: http://sylribeiro.blogspot.com.br/2013/11/testei-pasta-de-dente-sem-menta-em-tres.html
Unknown disse…
Onde consigo comprar pastas de dente sem flúor?
Fátima Binder disse…
Onde consigo comprar pastas de dente sem flúor?
sylribeiro disse…
oi unknown, aqui neste post tem os links das pastas, boa sorte!!!
sylribeiro disse…
Oi, Fatima tudo bem?
Veja os links na postagem, eles te levam para onde vc pode comprar, tanto em lojas fisicas como online, abraços
Unknown disse…
Bom dia, sou homeopata, concordo com o uso excessivo de flúor em diversos produtos. Indico aos meus pacientes que guardem seus medicamentos longe de equipamentos eletrônicos, excesso de calor e umidade, e longe de cheiros fortes. O consumo do medicamento homeopático deve ser feito 30 minutos antes ou depois da ingestão de alimentos pois o alimento pode diminuir a absorção do medicamento. E 30 minutos antes ou depois de ter escovado os dentes desta forma quase não terá a interferência de outro componente químico. Isso faz com o paciente tenha maior adesão ao tratamento e obtenha um resultado de sucesso. Pois com a crise financeira não são todos os pacientes que podem adquirir os produtos ideais.
sylribeiro disse…
muito obrigado pelo seu comentário! super importante!! vou incluir na postagem como notinha, se puder se identificar o crédito fica mais completo, obrigado!
lúh disse…
Muito Obrigada Silvia!! 😊😊