PÃO DE LIMÃO, ENDRO E CRÈME FRAÎCHE `A MODA DA CLAUDIA


Claudia, minha amiga da FAU, publicou uma foto no instagram que me deixou com água na boca.
Ela fez um pão maravilhoso e despertou comentários e pedidos de receita dos quatro cantos.
Eu também entrei nesta fila e hoje a receita está aqui.  
Já é conhecida minha falta de talento para massas, porisso quando vejo resultados como os que ela postou, fico cheia de esperança novamente.
Ela seguiu uma receita publicada em um livro de receitas, e adaptou alguns indrediente à sua moda, que é das mais saudáveis, e deu tão certo que ficou cheio de bossa e saúde. 
Com sua permissão coloco aqui a receita que rende uma boa prosa e uma tarde com a mão na massa, literalmente.

Pão de limão, endro e crème fraîche à moda da Cláudia

200ml água fria
casca de 1 limão, ralada (só a parte verde)
150 g de iogurte natural (uso kefir)
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
1/2 colher de chá de pimenta do reino moida na hora
salsinha, oregano, manjericão, tomilho e alecrim picadinhos
500 g de farinha (metada branca, metade integral)
1 e 1/2 tabletes de fermento fresco

crème fraîche
misture 1 colher de sopa de suco de limão com 250ml de creme de leite fresco.
deixe a mistura descansar em temperatura ambiente por 20 min., até ficar espessa.
tampe e guarde na geladeira até a hora de usar.

Modo de fazer
Dissolver o fermento em um pouco de água, acrescentar um pouco de farinha e deixar fermentar um tempinho até formar uma esponja.
Colocar 400 g da farinha numa bancada, fazer um vulcãozinho e colocar os demais ingredientes no centro, amassar e acrescentar mais farinha aos poucos até obter uma massa bem macia e não muito grudenta.
Deixar crescer, dividir em duas partes, moldar os pães e colocar em assadeira tipo bolo ingles untada. Deixar crescer novamente, assar em forno pré aquecido (médio) por +/- 30 minutos, até dourar.
Se quiser crosta, pincelar com água umas tres vezes nos primeiros 5 min.
Liguei o grill elétrico nos 5 min finais pq gosto de bem cascudo.
Desenformar, deixar descansar 30 min e partir pro abraço!



obrigado Claudia!
que é a dona das fotos, receita e modo de fazer, bem `a moda.
notinha: FAU quer dizer faculdade de arquitetura e urbanismo
Namastê.

Comentários

Claúdia, até eu tô inspirada a fazer esse pão. Ele ficou lindo e eu quero provar.

Se a minha receita der certo eu te aviso!!

http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

Bjuuu!!!!!
sylribeiro disse…
Oi, Ana Paula, a Claudia vai gostar do seu comentario, vou repassar para ela, realmente as fotos do pão são de dar agua na boca! obrigado