BASE


Pele bem cuidada todos os dias parece um sonho distante mas é simples de manter.
A gente pode refletir positivamente que o bom cuidado com ela dignifica os efeitos do tempo e mantem a saúde do maior órgão que temos.
A pele protege o nosso interior...
Uma reflexão que muito me recorda "A poética do espaço", de Gaston Bachelar, um livro maravilhoso que não consigo entender porque não é mais editado nem vendido.
A alimentação tem o seu papel de destaque nesta benesse, e a proteção coroa o processo.
Os centros urbanos são poluídos, a pele recebe cargas tóxicas; hoje "fazer a pele" é uma necessidade.
Já comentei sobre os produtos que uso para o cuidado da pele do rosto, a marca registrada da nossa expressividade; e também comento que para finalizar o tratamento e deixar a pele uniforme, viçosa e protegida, depois da hidratação eu uso base, todos os dias.
Estava devendo comentar sobre "a base" como já me pediram os amigos muitas vezes, sabendo eles que gosto de procurar, gosto de novidades e de testar novos produtos.
Não considero que a busca terminou, mas por enquanto eu ainda uso a mesma desde 2004.
Esta base preenche os requisitos das minhas necessidades, e ainda por cima aguenta o tranco: tira óculos, coloca óculos, muda de temperatura, entra sol, depois ar condicionado, vento, frio, calor, fumaça, fora os gestos que a gente faz e nem percebe, que"lavam" o rosto várias vezes por dia.
Phyto-Teint Eclat da marca Sisley.
Abre aspas: Sisley é reconhecida por seus cosméticos botânicos e por sua excelência em qualidade e inovação tecnológica na Fitocosmetologia, fecha aspas
A cobertura dela varia de média a muito boa e seus componentes são extratos naturais de gardênia, malva e tília. 
Um vidro dura mais de um ano, bem mais... desde que bem acondicionado mantendo o bocal limpo e higienizado. Não uso pincel para aplicar, nem primer antes, nem pó solto ou compacto depois, o que deixa minha pele muito fininha, mas a base está nela, eu vejo quando vou remover.
Eu aqueço uma ou duas doses da base nas mãos e espalho delicadamente pelo rosto que já foi suavemente oleado com o meu óleo de gergelim com alcaçuz, ou o creme de romã da weleda.
Esta base nem figura na "lista" das melhores, não é das mais caras nem das mais baratas.
Gosto dela porque deixa a pele bonita e a sua formulação é muito suave; apesar de hoje os produtos minerais liderarem boa parte das "poderosas" e eu ter provado uma aqui outra ali, vou deixar o tema para outra ocasião.
Me dei bem com ela assim como já me dei bem com outras e hoje a gente consegue manter uma pele boa com muito menos que alguns anos atrás, isto não é propaganda nem incentivo a consumo, é o relato da minha vivência.

E o que mais procuro nesta busca é um poder usar um produto digno, que não seja testado em animais, tenha pouca quimica e funcione. Isso é a glória, porque mostra que é possível usar procedimentos corretos.
A empresa da base garante que não pratica testes em animais, conforme me escreveu o próprio fabricante, confirmado por algumas listas que andei pesquisando.

Outro dia conheci uma base que era perfeita, fazia aquela chamada pele de seda, e fiquei muito triste em saber que a empresa ainda pratica testes em animais, que pena, só posso lamentar e desejar que isso logo tenha um fim para com os seres que sofrem essas terriveis consequências.
Que mundo vivemos.
Quem quer se atualizar sobre empresas e produtos que testam e não testam em animais, o PETA disponibiliza uma lista enorme, eu publiquei aqui em 2008 e hoje existem boas referências sempre atualizadas.
Companies That Don't Test on Animals / PDF Format
Companies That Do Test on Animals / PDF Format


NO TESTED UK
Encontrei mais uma fonte que parece muito bacana, que conta quem testa, não testa, quem fornece informações ambíguas e etc...vale uma olhada.
Dá para acreditar em todos?
Não sei, mas informação é assim mesmo, quem quer saber vai atrás até ficar satisfeito.
Para trilhar um caminho de paz neste mundo precisamos considerar a paz para todos os seres.
Quando penso nesse assunto vejo como a gente precisa evoluir, e eu me incluo nesse processo.
Enquanto houver demanda haverão produtos com essa marca vergonhosa.
O caminho é longo mas a gente pode seguir por ele por livre e espontânea vontade, honrando as boas decisões tomadas. Deixamos o dia que se foi e iniciamos outro com o mesmo propósito.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.  
Chico Xavier
imagem da base, mais aqui
gardenia, aqui
.

Comentários

Marilia disse…
Oi, Sílvia
não tenho o costume de usar base. Caso mude, já tenho uma boa sugestão!
Beijo,
Marília
sylribeiro disse…
Marilia a base ajuda a gente a ficar mais bonita, a pele mais uniforme, com o passar dos anos a gente sente essa necessidade, o que sei é que por ai tem bases maravilhosas que tratam a pele e snao muito mais em conta do que esta que eu uso.
aqui nos chega muito pouca coisa, mas quando vc sentir necessidade de usar algo na pele procure os novos produtos minerais, isso eu estou pesquisando, em breve chega aqui uma marca inglesa que diz que alem de tratar deixa a pele muito bacana, e de tão suave pode se ate dormir com ela...chama se bare minerals. bjos
Lena disse…
Olá, acompanho seu blog e adoro suas dicas. Também uso base, mas e o filtro solar, onde fica no seu tratamento de pele? Você usa ou indica algum?
um abraço
LENA
sylribeiro disse…
Lena obrigado! Vou te responder logo mais, ok abraços!!!
sylribeiro disse…
Oi, Lena, sobre os filtros solares, posso recomendar o da Adcos que eu já usei, tem uma corzinha bacana e quando fiz uso eu aplicava sob a base, primeiro ele.
Outro é da L'occitane, eu postei sobre ele aqui http://sylribeiro.blogspot.com.br/2009/12/fluido-solar-de-buruti.html.
Uso protetor solar em raras ocasiões, não me dou muito bem com eles.
Uma dica: ouvi dizer que oleo de coco faz uma camada protetora, acho que tem tudo a ver.
Meu oleo de gergelim tambem considero um santo protetor, os cremes, a base.
O dia que eu mudar de idéia sobre protetor eu volto para contar qual anda fazendo a minha cabeça. Por enquanto o da Adocs e L'occitane considero agua segura para navegar.
Abraços e muito obrigada por seu comentario e suas palavras.
Caso conheça algo que valha a pena conta pra gente!
Lena disse…
Então vai lá: sobre óleos, que eu nunca pensei que pudesse ser viável usar no rosto, descobri
o Regenera da Conceição Trucom: ele tem óleo de linhaça, calêndula, óleos essenciais de tee tree copaíba e lavanda. Experimento muitos produtos porque tenho uma pele muito complicada, com tendência a acne, mas que pede uma hidratação,com manchas, enfim,comecei a adotar este produto e tenho gostado. Vamos ver. Ele só é vendido no site "aromarte.com.br". No site da Conceição Trucom, o docelimao.com.br, ela ensina a fazer (parecido) Um abraço LENA
sylribeiro disse…
QUe dica interessante, adorei, vou pesquisar, muito obrigado!!