IOGURTE CASEIRO ( DE LEITE DE CABRA )



Quando eu fazia meu iogurte caseiro, seguia a receita da Tutu adapatada `a minha moda, e tinha por 10, 15 dias um produto super gostoso e versátil: com ele eu fazia o whey protein ( receita da Pat Feldman ) e tomava deliciosos buttermilks e lassis... fazia coalhada seca, tomava puro, com temperinhos, etc.
Com o soro do iogurte também deixava os grãos de molho, preparava fermentados de genibre, entre outras.
Passei um tempo muito feliz, até que uma mega gripe evoluiu para uma sinusite inexplicavel e arrastada.
Prudência: os seres cuidadores sugeriram cortar também o consumo do iogurte, o unico derivado do leite de vaca que eu ainda usava.
A sinusite se foi e chegou a nostalgia.
Confesso - nem um nem outro são bons de cultivar.

Sob orientação passei a usar derivados de leite de ovelha e de cabra e ficou tudo em dia.
Essa boa noticia trouxe de volta o iogurte, gracias!
Os probióticos do iogurte fazem toda diferença na nossa vida e são necessários para o organismo funcionar bem, é uma felicidade voltar a preparar gostosuras e ainda dar um up grade no sistema imonológico.
Tem gente que não gosta do sabor do leite de cabra, eu não posso afirmar se gosto ou não, pois há muitos anos quando provei o leite in natura torci o nariz; mas os tempos mudaram e eu junto com ele, ainda bem!
Depois de me adapatar 100% aos queijos de cabra, aquele sabor "peculiar" se tornou familiar, motivo que me leva a crer que o com o iogurte pode acontecer o mesmo.
Estou muito disposta a fazer dessa aventura mais um beneficio, e se o resultado for agradável, melhor ainda, se não a gente inventa um jeito de dar certo, pode crer.
Ressalvas `a parte, conheci o delicioso e delicado iogurte de leite de ovelha da casa da ovelha, se o custo fosse razoável daria para fazer uso diário, mas por enquanto essa realidade não existe.

Seja de leite de vaca, cabra ou ovelha, fazer iogurte é muito simples e seguro, é mais saudável do que comprar um potinho industrializado.
Para quem leva uma vida de "polvo" com muitos braços para dar conta do recado, preparar iogurte em casa é quase uma meditação, faz bem para todos os sentidos.
Então vamos lá?

Iogurte caseiro `a minha moda
Receita adaptada da Tutu Galvão Bueno

Ingredientes
1 litro de leite de vaca orgânico de preferência integral 
1 pacote de lactobacilos vivos Rich

Preparo
Em uma panela grande coloque meio litro de leite e aqueça até ferver.
Desligue o fogo
Coloque meio litro de leite gelado e mexa.
Adicione um pacotinho de Rich e mexa com cuidado até dissolver.
Tampe a panela, coloque nas vasilhas e leve ao isopor ou ao cooler e deixe repusar por aproximadamente 12 horas.
Depois leve `a geladeira. Ele pode ser conservado por até 15 dias.

Notinha:
Se clicar no titulo será direcionado para receita original da Tutu.
É mais completa que minha e seguramente muito deliciosa, eu já provei!


O Leite de Cabra em pó pode ser usado para fazer iogurte, pela receita da Caprilat.
Eu já estou com ele aqui para testar.
( testei e não funcionou )
( o leite de caixinha também não deu certo, ficou viscoso e nao coalhou.)
seria interessante achar o leite fresco, dificil....

Iogurte Natural de Leite de Cabra, da Caprilat 

Ingredientes
1 litro de leite de cabra em pó
1 pacote de fermento lácteo para preparação de iogurte natural Rich

Modo de fazer
Preparar o leite de cabra em pó de acordo com as indicações da embalagem e aqueçê-lo até atingir a temperatura de 40 a 45ºC.
A esta temperatura o leite está morno, ou seja, não queima ao entrar em contato com a pele.
Adicionar 1 envelope inteiro do fermento e mexer bem por 1 ou 2 minutos, até dissolver totalmente os grãos da cultura.
Deixe o leite repousar em vasilhame tampado durante aproximadamente 5 horas, procurando mantê-lo sempre a temperatura de 40 a 45oC.
O leite pode ser distribuído em várias vasilhas.
A fermentação estará completa quando se tornar visível a coagulação do leite.
Após a coagulação, colocar as vasilhas na geladeira algumas horas antes de consumi-lo, realçando assim o aroma e o sabor.

Importante:
Se a temperatura de 40 a 45oC não for mantida, o tempo de fermentação vai se prolongar por mais 3 a 6 horas, até que a mesma se complete.
Para manter a temperatura podemos colocar as vasilhas dentro de um forno pré-aquecido, dentro de um isopor, ou usar uma iogurteira elétrica.
Quanto mais tempo o iogurte permanecer em fermentação mais ácido será o seu sabor.

Variações
O iogurte fica uma delícia se misturado com:
• Mel
• Geléia de frutas
• Calda de ameixa
• Cereais como granola, müsli
• Frutas frescas

Notinhas:
1 observe o tempo de fermentação sugerido para cada tipo, da para ver que o leite de cabra é mais delicado e gasta menos tempo, para não ficar muito ácido. Eu gosto de iogurte de leite de vaca ácido, quando fazia deixava as vezes 24 horas resguardado no quentinho, já com o de cabra é preciso atenção, pelo gosto natural do leite já ser bem pronunciado, tem que fazer e experimentar.
2 neste caso ( de cabra ) um termômetro é bem vindo, eu não tenho noção de temperatura.
3 a pergunta básica: será que dá pra fazer whey protein desse iogurte tambem?
se der vai ser a glória, vou pesquisar
4 se alguem souber pode deixar um comentario que a gente agradece.
5 quanto tempo dura ele depois de pronto?




Qual da boa da semana?
Marmiteira!
Para armazenar e preservar as propriedades nutricionais.
Thank's Tutu pela dica deste achado, e thank's pela belezura da sua escolha.
Como faz bem a beleza!
Quem viaja, quem faz iogurte em casa, quem leva comida no trabalho, fica a dica: tenha uma marmiteira, seja que tipo for, é tudo de bom!

Prover nossas necessidades, essa é a referência.
Namastê!!

Imagens de acervo, minha marmiteira, muito bem escolhida pelaTutu!
A imagem lá de cima vem de um livro que anda fazendo minha cabeça:
A vida na água
Eu vou escrever sobre ele e os outros livros da tara Books logo!
Foto do iogurte acervo da tutu, que usou a sua receita para fazer uma deliciosa coalhada seca,
Foto do leite de cabra, do site caprilat

Agradecimentos e links
tutu galvão bueno
pat feldman, parabéns pelos 5 anos do crianças na cozinha!
casa da ovelha
caprilat




.

Comentários

sylribeiro disse…
Uma notinha pos postagem, meu iogurte de leite de cabra em pó não vingou, ele nao coagulou nem em 48 horas. ainda nao pesquisei para saber o motivo. ainda não desisti mas no momento procuro um leite de cabra fresco, quando conseguir o meu intento eu volto a comentar, ou fazer nova edição.
Veronica Nunes disse…
Olá Syl...

Nas minhas muitas pesquisas no santo google seu blog apareceu e em ótima hora devo confessar...
Minha vida, acho, parece bem com a sua, tirando as "enfermidades" que me afligem, mas quanto a alimentação estamos bem igualadas (depois te conto um pouco dessa história)...
Eu estou a tentar fazer o iogurte também, espero que de certo, mas confeço que ainda nem experimentei o leite de cabra in natura, vamos ver no que dá...
Meu problema embora não seja intolerância a lactose é bem mais abrangente, não consumo nada mesmo dessa proteína conhecida como leite, nem mesmo o maravilhoso whey, já que ele é a proteína isolada e mais potente...kk
Espero que você tenha chegado no resultado positivo! :)
Deixo aqui meu contato também, se der e eu agradeço, não deixe de escrever para podermos trocar idéias... veronica.souzanunes@yahoo.com.br é o e mail que mais utilizo, mas também tem este do gmail ao qual deixo esse "pequeno" recadinho :)
bjs, maravilhoso blog e boa sorte!
sylribeiro disse…
Veronica,muito obrigado por comentar aqui! Infelizmente meu tão sonhado iogurte de leite de cabra não deu certo...não foi por falta de tentativa, mas depois de algumas vezes em que perdi leite, lactobacilos, eu dei um tempo, rs, confiando na providencia que se nao deu certo era porque não tinha que dar mesmo, pelo menos agora.
Seja bem vinda em nossas coisas em comum, e não sei o que vc acha disso, mas cada dia mais confirmo que não devemos consumir leite, nem lactose, nem derivados, e mesmo os de cabra e ovelha com muita moderação.
O maior problema é a relação afetiva que temos com o leite, sempre que posso eu me farto de doces, chocolates a base de leite, queijos, mas já tive avisos que preciso tomar jeito, rs...isso é muito dificil de substituir, mas com paciencia e consciencia a gente chega lá...grande abraço!
Boa tarde, vi que estão tentando fazer com leite em pó de cabra, no mercado também se acha o leite de caixinha, as vezes dá certo, eu trabalho com leite de cabra, vou tentar fazer a sua receita com o leite natural, sem conservantes e depois eu falo se deu certo.... só tenho uma dúvida, como você fez com a temperatura do leite que eles colocaram na receita??? Será que se eu fizer o mesmo processo com o leite de cabra funciona??? Vamos ver... vou tentar fazer esse fds e se der certo aviso a vocês!!!
sylribeiro disse…
OI, usei a dica da Tutu, fervi metade, a outra metade estava gelado, ao misturar ele fica na media, sempre que fiz com leite eu usei esse metodo.
Por favor depois conta se deu certo a sua receita com leite natural?
Obrigado!!!
Nanilara Rosa disse…
Estou passando por uma experiencia com a minha filha deu alergia ao leite de vaca,soja,gluten,ovo e amendoin,esta tomando leite de cabra,e vou tentar fazer o iogurte.Gostei muito das dicas,que no momento e uma ajuda!
sylribeiro disse…
Oi, Nanilara, que bom! Mas olha só, meu iogurte nao deu certo, e acho que pode ter sido pelo leite, de caixinha e em pó. SUgiro vc tentar com leite fresco, se puder!! Depois conta para a gente! abraços