VINHO QUENTE E CHÁ DE UVAS COM ESPECIARIAS
















Esse lindo lencinho bordado se chama "lenço dos namorados", vem de Portugal e tem tradição milenar, como conta o site do Santa Luzia, que este ano trouxe essa tradição para compor as embalagens para o dia dos namorados, lindo né? Que bacana a historia desses lencinhos, leia neste LINK.
Um primor para todos os seres amorosos: singela homenagem para os enamorados do amor.

Outro dia bateu uma vontade de tomar vinho, o frio estava intenso e eu tinha uma bela garrafa aqui que ganhei de presente há um tempinho.
Não deu outra, o jantar foi uma boa taça de vinho com lascas de queijo de ovelha, sobre fatias de pão integral pinheirense, aquele bem substancioso, com azeite e oregano. E castanha de caju para fazer croc croc.
Mais que jantar, foi um piquenique no meio da sala!
E legal, sobrou vinho, uma preciosidade toscana.

No dia seguinte não tive a mesma disposição para fazer outro piquenique e me deu 5 minutos, lembrei daquele vinho quente do interior, fumegante, cheio de frutas picadas, doce, muito gostoso, que embalava as festas de aniversário dos anos 70 e das festas juninas e julinas da cidade onde eu vivia.
Receita? No hay...

Lancei uma pergunta para meus amigos no facebook: quem sabe uma boa receita de vinho quente para eu fazer agora?
A conversa ali rendeu, palpites e dicas, acendeu memórias, e a vontade de tomar o vinho quente ficou cada vez maior, os amigos também ficaram com "agua na boca", esta foi boa!

Derrete o acucar com cravo e canela, por uma parte de vinho e outra de agua, ferver e acrescentar gengibre e frutas a gosto ( abacaxi, maçã ...) esta foi a deixa do meu primo Marcelo.

Simples né? Demais, lá fui eu para o fogão, fazer meu vinho quente...ai de mim!
O que salvou nessa experiência foram as lembranças porque eu não me preocupei em não ter todos os ingredientes, muito menos nas medidas e nas proporções, de tão empolgada que estava em reviver aquele gostinho de festa :/
Depois disso firmei um compromisso de honra: preciso fazer um vinho quente com dignidade, Marcelo me aguarde, primo, porque achei no Panelinha uma receita parecida com a sua e que vai suco de laranja. Um dos assuntos no Fb era, usar ou não usar, e essa eu vou testar!
Marina, voce queria uma boa receita, olha ela aí!





VINHO QUENTE
Por RITA LOBO / PANELINHA / LINK

Ingredientes

1 l de vinho tinto suave
casca de 1 laranja
1 xícara (chá) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 maçãs
6 cravos-da-índia
3 canelas em pau

Modo de Preparo

1. Coloque todos os ingredientes numa panela média. Misture muito bem.
2. Descasque as maçãs, retire as sementes e os cabinhos. Corte-as em cubinhos.
3. Leve a panela com o vinho ao fogo alto e acrescente os cubinhos de maçã.
4. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
5. Retire os cravos e as canelas com uma colher e sirva bem quente.

E ainda sobrou vinho!
Passados quase 3 dias de sua abertura, não sei quanto tempo mais ele duraria sem perder aquele maravilhoso sabor... toscano.

Bingo para uma lembrança recente, a receita que a Marise ( Berg ) me passou na ocasião das nossas consultas de ayurveda: chá de uvas com especiarias,
Já fiz uma vez, amei, e agora com aquele vinho me acenando, não deu outra, usei o vinho no lugar do suco.
E não é que ficou bom?
Claro, a receita original é mil vezes melhor, então diretamente deste inverno e das receitas da Marise que fazem sucesso por aqui e na minha cozinha também, lá vem ela!



CHÁ DE UVAS COM ESPECIARIAS (QUENTÃO)
por MARISE BERG / LINK

Uvas:
As uvas são doces e ácidas e tem uma energia fria.
São nutritivas, emolientes, refrigerantes (aliviam a sede), diuréticas, hemostáticas, laxativas e ajudam a neutralizar o excesso de bile e acidez.
São boas para a anemia, hemorragia, doenças do coração, micção difícil (ardente e dolorosa), bronquite crônica, gota e febre.
As uvas pretas, em especial, ajudam na formação do sangue.

Ingredientes

Suco de uva integral / 1 copo, 240 ml / Orgânico
Suco de maçã ou água filtrada / 2 copos / 480 ml

Gengibre fresco
1 pedaço de 5 cm
Canela em pau
3 pedaços pequenos
Cravos
6 unidades
Cardamomo
3 sementes

Preparo:
Ferva o suco com a água e o gengibre.
Mantendo o fogo aceso adicione as especiarias, deixando ferver por mais 5 minutos.
Desligue o fogo, tampe a panela e aguarde 5 minutos.
Coe e guarde em recipiente fechado na geladeira pra não azedar.
Não é necessário adoçar.
Pode servir frio ou quente.
Aos poucos, ajuste a quantidade de especiarias ao seu paladar.
Esse suco não deve ser consumido com o estômago cheio e nem junto com a refeição.

Rendimento:
3 copos, 720 ml, 206 Kcal
69 Kcal por copo de 240 ml

Licença estética:
as maçãs que usei para fazer o suco não apareceram na foto, mas tinha uma pera tão linda dando sopa na fruteira, que não resisti e usei para as fotos.
Será que dá certo com peras?!
Namastê!


Créditos
Casa Santa Luzia, LINK
Marise Berg, LINK
Panelinha por Rita Lobo, LINK
Imagens do vinho quente, da receita do Panelinha
Imagens dos ingredientes do suco de uvas, acervo meu.

.

Comentários

Marilia disse…
Ai, que delícia! Deve ter ficado maravilhoso!
Aí friozinho, aqui calorão!!!
Aproveita os vinhos por mim!
Um beijo!!!
Marília
sylribeiro disse…
Siiiiiim aqui ta frrrrio!
Agora vou atras de quentão, rsrsrs! bjos