BOLINHO DE GRÃO DE BICO



Tive um final de semana dos mais movimentados dos ultimos tempos, acontecimentos inusitados, muita gente circulando por aqui, gente nova, chuva, frio, visitas, amigos num rasante rápido pela cidade, amigos voltando de viagem: intensidade total.
Num breve intervalo entre um acontecimento e outro, me deu muita vontade de devorar uma barra de chocolate enorme para dar conta de tanto agito. Adivinha onde fui buscar aquele upgrade providencial: no grão de bico, sim, porque chocolate aqui em casa anda escasso, mas grão de bico não, tenho sempre `a mão uma porção semi cozida, fresquinha, pronta para o que der e vier.
E desta vez veio em forma de bolinho, preparo rapido e fácil: saiu do forno ( literalmente ) outra receita gluten + lactose free, inspirada no burger da Marise ( Berg ) que fiz de um modo levemente diferente, adaptando um pouco aqui, outro ali, e ficou delicioso.
Rendeu!

Bolinho de grão de bico com cenoura e cebolinha
cenora crua
grão de bico cozido
quinoa em flocos, uma pequena quantidade
cebolinha cortada
alho
sal
azeite
cominho em pó
coentro em pó
para cozinhar o grão de bico: ajwain, assafétida, louro em pó e feno grego, tudo em mínimas pitadas.
farinha de coco, para polvilhar

Mixar tudo
Colocar numa tigela, amassar ate formar uma pasta homogênea.
Moldar com as mãos os bolinhos.
Desenhar com a ponta da faca ou o garfo umas linhas para ele assar melhor por dentro.
Polvilhar com farinha de coco

Dá para fazer de duas maneiras ( eu fiz )
Assar na forma untada comghee
Fritar na green pan, sem óleo, um pingo de ghee

O bolinho fica firme, não desmancha, e tem uma textura maravilhosa, é uma comida alto astral, energética e muito saborosa, lotada de triptofano ( adorei a palavra, leiam sobre o grão de bico, chocolate, etc , tem aos montes, e nos faz mais feliz! )
Acompanha: arroz integral, verduras refogadas, salada, etc,
ou não acompanhe com nada, a não ser com um bom copo de vinho tinto e boas companhias, delicia!
Delicia gluten+lactose free, mais uma para o caderninho

Ops, caderninho??




Este é infalível, é uma brasa, mora!
Namastê!

imagens de acervo, estou me esforçando para captar boas imagens, um dia acontece!

.

Comentários

Marilia disse…
Ai, que delícia, Sílvia! Me deixou de água na boca! Vou anotar a gora a receita.
Grão de bico é tudo de bom, realmente ele dá uma energia e tanto!
Bjs,
Marília
P.S Sabes fazer falafel? Eu adoro, mas não sei fazer!!!!
sylribeiro disse…
Marilia é muito fácil de fazer e dá o maior astral para o organismo! Amo falafel de paixão e não sei fazer!!! MAs tem receitas legais na web, boa lembrança, vou pesquisar, bjos!