FUTON (E CAMAS PARA QUE TE QUERO!)



A experiência de dormir em um futon começou há mais ou menos 01 mês, quando decidi trocar de cama. Começou de fato neste dia, mas em meu sentimento essa vontade já existia há muito tempo, e foi crescendo até o momento certo de isso se realizar.
A troca se deu naturalmente quando surgiu a possibilidade de vivenciar a experiência de repousar num produto diferente dos meus padrões convencionais.
O futon é esse produto.
Pesquisei bastante antes de decidir pela troca, mas ela se concretizou em apenas um minuto, tão logo experimentei na loja um futon igual ao que hoje está aqui.
Senti um conforto imenso, uma sensação de bem estar e de descanso: todo corpo entrou nessa sintonia.

Nesse dia eu estava passeando com a minha querida amiga Sandra, a um dia dela voltar para sua casa na Suiça, e demos uma passada na loja só para ver os modelos.
Foi um divertimento e tanto, além de ter tido uma assessoria de primeira, no momento da escolha do revestimento ela viu a cor pistache e eu dispensei um dos tons neutros que estava tentada a usar.
Maior astral!

O futon demora quase 01 mês para ser confeccionado, eu já estava praticamente entregando minha cama para outro amigo que resolveu ficar com ela ( é uma cama Auping! ) e eu estava em vias de dormir no chão, não fosse o bota fora da loja que tinha futtonetes a pronta entrega e a ótimo preço, que me salvou e vai servir para os hóspedes numa boa.
Se eu aguentei quase 01 mês dormir nesse futtonete? Sim, muito bem, apesar dele ser finissimo de espessura e bem diferente do produto que escolhi, percebi que estava no caminho certo.





Camas para que te quero!

Tanto a cama Auping, que tem uma tecnologia incrivel e qualidade acima de qualquer suspeita, como o futon que tem uma tecnologia também especial com muitos mil anos de tradição fazem parte da (boa) busca pela qualidade de vida, são produtos fabricados com um conceito especial que trazem em si uma energia incrivel.
A tecnologia holandesa da Auping tem mais de cem anos de história, no site mais que interessante desta marca tem uma linha do tempo desta trajetória e vale uma visita / LINK .
Durante 14 anos eu descansei numa cama Auping, e realmente ela tem algo de especial, minha coluna se manteve saudavel e meu sono reparador, além da mordomia de fazer a cama quase virar uma poltrona com seu sistema de acionamento, ela foi uma das melhores compras que eu fiz na vida.
Só decidi trocar de cama por conta de querer muito vivenciar outra experiência, e nela eu me descobri também.
Sobre os futons, na web tem bastante material para quem busca informações e no fim eu encontrei o suporte para minhas dúvidas e questões junto da empresa que fabricou o meu.
São recomendações e explicações muito interessantes que vou repassar aqui para quem tiver na vibe de viver essa experiência, ou se estiver na hora da troca do seu colchão, ou por outro motivo qualquer.
O efeito de acomodação trouxe um enorme bem estar.
O custo é compatível com um colchão tradicional, até menor.
O efeito estético foi mil vezes melhor.



É necessário tomar certos cuidados com ele assim como tem que se tomar cuidado com as coisas que nos cercam e nos acolhem. Não vi nada de mais que a gente já não faça ( ou deva fazer ) em relação aos colchões tradicionais.
O conforto para minha estrutura fisica ficou muito adequado, assim como a cama anterior também foi adequada por 15 anos, cada qual em seu momento e em sua peculiaridade.
A proxima pesquisa vai ser em torno dos kakebutons, aqueles acolchoados para cobrir os futons, são o máximo, aproveitando o momento que ainda estou sem cobertores na casa.
Em tempo: não estou usando a maneira oriental de dormir, sobre tatames ou tablados, minha estrutura é bem convencional e está lindo!
O bacana é que dá para ser usado durante o dia tanto com colchas e almofadas ou sem nada.

Seja qual for o produto que irá nos atender em nossas necessidades, o mais interessante desta experiência reside na possibilidade de cuidar das nossas demandas internas e partilhar o que de bom delas vierem.
Namastê!

O maior romance é com o Infinito.
Você não tem ideia de quão bela a vida pode ser.
Quando você de repente encontra Deus em todo o lugar, quando Ele vem e fala com você e o guia, o romance do amor divino começou / Paramahansa Yogananda, "A Eterna Busca do Homem".


 

O que é um “futon”?
futon = colchão, em japonês.
O futon é um colchão que usa uma tecnologia específica, tanto na escolha das matérias-primas como no modo da montagem.

O seus primeiros dias com um futon
Quando o futon chega, ele parece mais grosso do que deveria.
Depois de algumas semanas, o futon chegará na espessura nominal de uso.
Durante 2 a 3 semanas, as camadas de algodão vão amassar-se até se estabilizar de acordo com o seu peso.
Dica:
Para conseguir um resultado perfeito, é bom virar o futon a cada semana.
Depois de “feito” é só virar o futon todos os mêses ou a cada 2 meses, como qualquer colchão.

Os futons são bons para dormir ?
Para manter as costas corretamente durante o sono, o fabricante aconselhou testar os futons na loja para escolher o colchão que se adapta melhor a sua morfologia e jeito de dormir.
Por exemplo, um futon tradicional (100% algodão), será, na maioria dos casos firme demais e desconfortável para um uso diário. Para uso em camas tradicionais por experiência, os clientes elegeram o futon “Confort ” o preferido ( foi o meu caso tambem )
Nota:
O futon confort é com recheio de algodão cardado, espuma de alta densidade e fibra de coco com látex.
Cria um suporte que mantém perfeitamente as costas durante o sono.
Dentro do futon, o ar circula livremente, deixando o corpo respirar naturalmente ao longo da noite e proporcionando um repouso total.
Aconchegante, o futon Conforto é muito agradável pois ele fica fresco no verão e quente no inverno.

Posso lavar o meu futon?
De forma geral, não.
O miolo de algodão não pode ser molhado.

Qual é a durabilidade de um futon?
6, 7, ou ... 12 anos, dependendo dos cuidados que você terá com o seu colchão.
Em geral o futon é extremamente estável e não envelhece mais rápido do que qualquer bom colchão de molas.

Um futon amassa?
Das 3 matérias-primas que a empresa se utiliza para fabricar seus produtos, só o algodão amassa. Amassando, ele se adapta a sua morfologia, de uma certa forma, se molda ao seu corpo.
Isso é um processo normal chamado de “assentamento do futon”.
O modo de assentamento depende da composição do miolo do futon, ele se estabiliza depois de algumas semanas de uso atingindo a espessura nominal de uso.
No caso do futon tradicional, 100% algodão, é necessário mânter o futon enrolando ele e deixando ele no sol, para prevenir um amassamento excessivo que dexaria o futon firme demais.
Por isso se recomenda a linha de futons modernos, que não necessitam de manutenção.
A qualidade do algodão influi muito sobre a “qualidade do assentamento”.

Futon tradicional (shikibuton)
É um futon tal que se encontra ainda hoje no Japão, um pequeno colchão, fino, 100% algodão, necessariamente muito firme.
Para liberar o espaço, o futon é guardado num armário até a noite.
O futon tradicional deve ser ventilado e secado no sol regularmente.
O futon tradicional é um bom colchão, muito firme, e necessita uma manutenção quase cotidiana.
Ele não oferece as qualidades de um produto para ser perfeitamente adequado aos interiores e costumes ocidentais, porisso o futon considerado moderno foi repensado tanto em termos de conforto como de manutenção.


FUTON-COMPANY / LINK
AUPING / LINK
imagens Futon Company, Auping, acervo

Comentários

Marilia disse…
Nossa que legal! Estava esses dias pensando no futon e não sabia quase nada!Depois de ler este post minhas dúvidas acabaram!!!Obrigada por compartilhar!
Um bjo e bom descanso,
Marília
sylribeiro disse…
Legal eu tambem nao sabia quase nada, agora posso dizer que o futon é um santo remedio para a coluna e quem sabe para uma noite de sonho das arabias, magico! bjos
Tb adoro e tentei fazer um 100% sustentável, usando madeira reciclada na base, etc.
Quando meus cães viram a "cama" toda bonitinha, pularam em cima e ficou imundo...
Só posso ter cama alta, tipo box, e o que ainda é filhote, comeu um pedaço da barra do box...
Tati disse…
Tem receitinhas novas no meu blog.
Quando puder venha me fazer uma visita,
Bjs!
http://receitasdatatialves.blogspot.com/
sylribeiro disse…
hehehe eu tambem pensei muito antes de fazer o meu, pois estava em vias de trazer um cão para casa, e adiei para mais tarde essa vinda.
mas uma hora vou ter que encarar essa realidade tambem! beijos
sylribeiro disse…
Oi, Tati, já vi suas receitinhas, adorei, valeu!! vou vistar sempre, abs
Cupcake Brasil disse…
Agredecemos as dicas e aproveitamos para convida lo a nossa familia Cupcake Brasil e parabenizar pelo blog!!!
parabens
sylribeiro disse…
oba, cupcakes! adoro!
obrigado pela visita, a sua pagina é maravihosa.
vou ficar de olho! obrigado e valeu!
Cacau disse…
Oi Silvia

Eu também tenho um futton e adoro!
O que você está usando como estrutura? Eu usava uma cama mas desisti e as próprias para futton são muito baixas. Pensei em mandar fazer uma alta mas não sei se dará certo.
Beijo
sylribeiro disse…
Oi, Cacau! cada dia que passa o futon fica melhor, o assentamento das camadas faz com que a gente se sinta confortavelmente firme, não é mesmo?

Tive o mesmo problema que vc para encontar uma estrutura para ele!
Nao queria um quarto oriental, eu so queria dormir em um futon, mas claro que fiquei muito tentada a procurar estruturas nas lojas que vendem futon, e achei uns modelos lindos!
mas alem da altura ser mesmo muito baixa, o preço ia `as alturas!

Estou usando uma cama normal, toda de madeira da tokstok chamada diva, o futon ficou otimo nela! Antes de me decidir eu estava querendo comprar uma cama "turca", na tokstok tem tambem só que de metal, mas é bem legal, e comprar uma cabeceira a parte.
O valor ficaria equivalente `a cama diva, mas na hora optei pela cama e não me arrependi, ela veio numa madeira tingida mais avermelhada, e logo que puder vou pintar de branco, acho que fica mais de acordo com o que eu imaginava mesmo, abraços!
obrigado pelo seu comentario!
sylribeiro disse…
ah acho que para mandar fazer uma estrutura mais alta, pode dar certo sim, eu tinha conversado com um marceneiro que ia até orçar, mas declinei por causa dessa cama que achei, não é alta, nem baixa, para mim deu muito certo.
bjos
Fabricio Santana disse…
Oi, vc usa o futton para dormir diariamente? Será que é confortável para um casal tb? Com vc faz com lençol e esse tipo de coisa. um tradicional serve para essa cama tb?
sylribeiro disse…
OI, Fabricio!
Sim eu uso o futon para dormir diariamente
A cada semana eu viro ele para os dois lados ficarem equilibrados, o fabricante aconselhou essa atividade ate ele "assentar" de vez, depois de uns 6 meses de uso.
É muito confortavel para um casal, ou para solteiro, mas aconselho experimentar na loja antes de comprar o seu.
O legal do futon é que tanto uso ele "coberto" com lençol e colcha, como um colchão normal, como as vezes deixo ele sem nada, que bonito ele é naturalmente.
Como faço? Eu trato ele como um colchão mesmo, esta em cima de uma cama normal, e os lençois que eu ja tinha continuo usando na boa, tanto os de elastico como os comuns, abraços!
Fabricio Santana disse…
Obrigado Silvia ribeiro. E os futtons flex que podem servir com sofá e cama? Gostei bastante desse modelo pela versatilidade e como estou indo morar em um flat pelo menos visualmente pra mim seria perfeito pois economizaria espaço interno durante o dia. Os flexs sao confortáveis e duráveis tb? Vou passar em alguma loja para experimentar...obrigado!
sylribeiro disse…
Como eu comprei o meu para uso constante eu usei as indicações do fabricante comprando um produto mais encorpado.
recomendo uma ida a Futon Company porque foi lá que pude experimentar e escolher com calma, eles tem praticamente todos expostos.
Vanilton Coelho disse…
Boa tarde Silvia, legal seu Blog, meus parabens. Cheguei aqui procurando opniões sobre futons, estou doido por um e gostaria de tirar mais dúvidas contigo se fosse possível. abs.
sylribeiro disse…
Oi Vanilton, tudo bem?
minha experiência foi tão boa que tive por duas vezes, intercaladamente com colchões convencionais. antigamente eles eram mais firmes, só quem gostasse de superficies duras se davam bem, hoje não, tem vários produtos para biotipos distintos. A melhor maneira de saber se vc vai se adaptar é ver e experimentar como eu fiz.
Dá uma passada na loja Futon Company, os atendentes são muito bem treinados.
Qual sua dúvida? Espero que vc tenha muita sorte se decidir usar um futon! Se estiver fora de SP entra no site!!!
dragon disse…
Meuu, estou querendo colocar um futon no lugar da minha cama, mas morro de medo, vale mesmo a pena? eu sempre quis um, mas tenho medo de sair da cama tradicional hehehehehe
sylribeiro disse…
ola dragon, vale muito a pena, so experimente um antes de decidir, porque os futons são bem mais firmes que os colchões tradicionais.
nas lojas geralmente tem todos os tipos expostos, como nas lojas que vendem colchões, vc não deve levar sem ver antes. valeu obrigado pelo comentario!!
Matheus Bern disse…
Ola,

Vimos que muita gente esta com duvidas sobre Futon, uso, escolha.
O novo site da Futon Company, citada acima, tem uma nova pagina so para isso (para acessar o texto cliquem na aba "Como escolher seu futon")
https://futon-company.com.br/produtos/futons/
Abs,

Matheus
Pamela Gomes disse…
Olá.

Acabei de me mudar para uma kitnet. Procuro uma solução de sofá-cama, ando pesquisando e lendo muito, mas não consigo chegar a conclusão de qual é melhor. Que me sirva principalmente pra ver TV e relaxar, ler, confortável, ficar no notebook etc, e quando tiver visitas, conseguem dormir tranquilamente. Só cabe um sofá cama de 2 lugares. Me veio a idéia de futon. Mas fico na dúvida quanto ao uso principal meu, já que visitas, vou receber com pouca frequência.
O que me indica?
sylribeiro disse…
oi Pamela!!! indico futon! procure por aquele que te permita uso diario, os sofas cama geralmente sao mais macios e podem te ocasionar dor nas costas futuramente... mande fazer um do tamanho para vc dormir, sentar e receber visitas, eu usei um de 1,18 de largura, era perfeito para mim.
para compensar a profundidade dele, use almofadas no encosto, primeiro uma mais gordinha e comprida, e na frente menores, e apoie ele num tablado, existem muitas lojas que vendem junto...e se joga! é tudo de bom. abraços
sylribeiro disse…
pamela, sugiro vc ter uma especie de kakebuton para deixar em cima do seu futon, assim ele sempre fica limpinho para ser seu colchão, e vc pode lavar esse cobre leito sempre que precisar, abraço
Pamela Gomes disse…
Legal! Achei um modelo em S, com 1,35 de largura, com a base de madeira. Acho que vou ficar com ele!
sylribeiro disse…
blz!!! so verifica se pode uso diario pela densidade, bons sonhos!!
Professorin disse…
O kake pode deixar o futon mais macio para dormir?
sylribeiro disse…
não, professorin...ele serve para cobrir, como um edredon! abraço
Hugo Renato K disse…
Olá Silvia, tenho uma dúvida quanto à composição do enchimento. Os futons mais atuais tem uma camada de espuma, mas qual será a porcentagem que os fabricantes usam, de espuma e algodão?
sylribeiro disse…
Oi, Hugo! eu tambem tenho essa duvida, ate mesmo porque os dois ultimos futons que tive, alem da espuma, de latex tinham fibra de coco na composição, e eles eram muito agradaveis de dormir, sem deformar tanto como os futons somente feitos com o algodão cardado.
seria interessante, se vc tiver interesse em dormir num futon, tentar obter a melhor informação para o seu biotipo, e experimentar, assim estara com um produto de boa qualidade. geralmente as lojas fornecem essa informação, depende de onde vc esta procurando! boa sorte, abraço
Hugo Renato K disse…
Obrigado pela resposta Silvia. Fico meio receoso porque o meu objetivo em adquirir um futon é justamente pelo apelo ambiental e de qualidade de vida que oferece. Quando comprei uma cama box e colchão de espuma novos (pela primeira vez), senti um cheiro muito forte de cola. Fiz uma pesquisa pela internet e vi que são usados, para formação da espuma, os chamados compostos orgânicos voláteis. Além disso, são usados aditivos como os retardantes de chama (conhecidos pela sigla PBDE) e que são igualmente tóxicos. Até que ponto isso representa um perigo real e significativo, eu não sei, mas alguns estudos comprovam a toxicidade dessas substâncias químicas numa exposição mais direta. Esse cheiro característico de cola é justamente da composição da espuma.

Tentarei obter a informação da composição dos produtos com o fabricante. Uma pena eles não deixarem isso bem claro. Abraço!
sylribeiro disse…
Renato, voce deve tentar obter essa resposta, senão parte para um produto tradicional, o de algodão cardado, esse é o produto original, de milenios feito de algodão puro. Eu me recordo, posso estar enganada, que na Futon Company quando comprei o meu ha anos atras, tinha a composição!
A memoria trai a gente de vez em quando, mas lembro de algo em porcentagens, so pode ser isso...tenta la!