27.1.11

NUVENS CELESTIAIS: OVOS MEXIDOS



Fiz esta pergunta para alguns amigos, que entendem do assunto cozinhar e comer bem:
Qual o segredo de um bom ovo mexido? Semana passada, no café da manhã de um hotel provei um tão bom que parecia ter vindo dos deuses. Os meus aqui só fazem grudar na frigideira!

"Bom dia Silvia, gosto de ovo mexido mole e de galinha caipira.
Procure usar frigideira anti aderente, ghee, bater os ovos e colocar na frigideira.
De vez enquando dá uma mexedinha com uma colher e adicione o sal.
Quando estiver no ponto que gosta, retirar da frigideira e servir acompanhado de pão Frances fresquinho da padaria. Só de falar deu muita vontade. Saudades, Tutu "


Carol me escreveu:
"o pessoal põe creme de leite e muita manteiga, fica divino, mas engordativo... tem q bater com garfo o creme junto com o ovo antes, temperar, etc. só bota na panela com a manteiga derretida depois de batido, pq queima logo mesmo"

Lembro-me de quando morei por um tempo na casa de minha tia, logo que sai para estudar em outra cidade, ela deixava tudo `a mão antes de dormir, para o café da manhã do dia seguinte. Sabedoria pura!
Além de nos ensinar ter um pouco de disciplina, o melhor era que rendia uns bons minutos a mais na cama de manhã. Para quem levantava `as 5 e meia, 5 minutos a mais significava uma eternidade, dava até para sonhar.
`A noite, enquanto a gente conversava ela ia arrumando os ingredientes e acessórios na bancada da cozinha, na ordem que a gente ia precisar no dia seguinte para fazer o café quase que de olhos fechados.
A toalha dobrada em primeiro plano, seguido das louças e talheres, o bule com água no fogão, era só ligar, o coador de jeito, a torradeira ao lado, etc... a gente seguia a ordem e não tinha como errar.
Eu e meus primos tomávamos aquele café madrugador e seguíamos para o puxadão de escola (dos primos) e cursinho pre vestibular (para mim). Enquanto eu arrumava a mesa minha tia fazia os ovos mexidos e eles pareciam nuvens celestiais.


Muitas lembranças acordaram num café da manhã de um hotel onde passamos a noite para fugir das chuvas na estrada, recentemente. Boas surpresas num dia totalmente fora do previsto já é por si um ganho, e o melhor estava guardado para o dia seguinte.
Seis horas em ponto, combinamos de nos encontrar no salão, ainda estava escuro e a sala já estava lotada de madrugadores esfomeados.
O rechaud com os ovos mexidos não parava fechado, bom sinal.
Comi aquilo com tanto gôsto e depois fui agradecer `a simpática cozinheira, que me disse que não seguia receita, mas confidenciou que seus ovos ficam macios porque que usa nata ao invés de leite.

Chegando em casa, adivinha, fui tentar fazer aqueles ovos deliciosos, como não uso leite muito menos nata, evoquei todas as lembranças que dispunha no momento e coloquei mãos e coração `a obra.
Não adiantou ter uma super frigideira de chefe, meu único bem na cozinha por enquanto, não adiantou ter ovos caipiras, ghee, manteiga orgânica.
Grudou, ficou esfarelento, e pior, queimou e quase estragou a frigideira. Não sei onde estou errando, se na proporção, no tamanho da frigideira x quantidade de ovos, na temperatura do fogo, whatever, ainda não aprendi o pulo do gato.


No interior meu avô, o do cinema e da orquestra, também tinha granja, as galinhas ciscavam soltas pelo terreiro e dormiam nos puleiros. Mais caipiras impossiveis.
As vezes apareciam raposas, as vezes gambás, as vezes cobras, e outras vezes os amigos do alheio para levar os ovos sem pedir, meu avô valentemente saia em busca do invasor de dia ou de noite.
No muro do jardim da frente, todo florido e muito bem cuidado, meu primo Nando entalhou com uma pedra pontuda a frase " AQUI OVOS " e caprichou no entalhe de uma seta indicando ir além daqueles portões. Me lembro da bronca desta arte, creio ter sido a primeira propaganda que tive noticia, em meus cinco ou seis anos de vida, acho que até hoje esta visível. Ele quis ajudar a controlar o grande movimento que as vezes acontecia quando as galinhas produziam muito. Uma vez a minha avó deixou eu colocar os ovos nos pratos para levar para os seus vizinhos, os ovos eram mornos de tão frescos, e eu os limpei com um paninho para irem embora nos trinques, se quebrei algum não me recordo.

Como rendeu aquele café da manhã do hotel!



Vi uma receita prá lá de simples de ovos mexidos, na web, bem `a moda franciscana:
3 ovos
3 colheres de leite
sal e pimenta a gosto
1 1/2 colher (chá) de manteiga

Quebre os ovos numa tijela
Acrescente o leite e tempere a gosto com o sal e a pimenta
Bata com um garfo até que fiquem espumosos
Derreta a manteiga numa frigideira e despeje os ovos
Mexa com uma colher de pau até que todo o ovo esteja cozido, mas ainda macio
Se quiser, salpique o ovo com cebolinha verde ou salsinha picada

Li também um artigo da Pat Feldman sobre o beneficio dos ovos, e vou deixar o início e o link para a leitura mais que certeira do seu site.

Ovos são deliciosos e fazem bem `a saúde!

Taxado como o grande inimigo da saúde coronária durante décadas, os ovos começam e ser redescobertos agora como um dos alimentos mais completos e saudáveis que se tem à disposição. Os ovos são reconhecidamente ricos em proteínas e vitaminas lipossolúveis, importantíssimas para o bom funcionamento dos nossos hormônios e do organismo como um todo.
Ovos obtidos à moda antiga, a partir de galinhas criadas soltas, ciscando, contém praticamente todos os nutrientes de quem se tem conhecimento científico nos dias de hoje, mas são especialmente ricos em vitaminas A e D (vitaminas lipossolúveis).
Os ovos caipira também são ricos em uma proteína específica, necessária para a integridade das membranas celulares. eles também são uma excelente fonte de ácidos graxos de cadeia longa, conhecidos como EPA e DHA, que são de importância vital no desenvlvimento do sistema nervoso dos bebês e a manutenção da acuidade mental nos adultos – não é de se espantar que os asiáticos tradicionais considerem o ovo como sendo o “alimento do cérebro”.
A gema do ovo é a fonte mais concentrada de que se tem notícia de colina, uma vitamina do complexo B encontrada na lecitina que é necessária para manter o colesterol se movendo na corrente sangüínea.....CONTINUE LENDO, AQUI

Namastê!

Mais Info chegando....oba!

Carolina Arêas:
A manteiga derretida faz menos mal que o azeite?

Carol Daemon :
Olá, óleo de boa qualidade é sempre melhor do que a manteiga, mesmo orgânica. A gordura da manteiga é boa, desde que pouca e preferencialmente consumida a frio (passada no pãozinho, etc). Há quem acredite que manteiga só em guee, para remover a gordura animal ao máximo. Pela minha experiência, sigo esse preceitos, minha pele melhora, minha cintura não alarga, meu intestino fica em dia e me sinto até menos cansada. Todo derivado animal tem que ser consumido com parcimônia. Bjs :-)obrigado Tutu e Carol pelas dicas
Blog da Pat
receita dos ovos mexidos simples; LINK
ovos mexidos sobre tostas integrais, uma receita chic da revista Caras, LINK
chicken little 1 e 2, o máximo! LINK
são francisco, LINK
talismã de são francisco, LINK
os ovos mexidos dos meus sonhos, LINK e LINK
nuvem, celestial, LINK
Carolina Arêas, LINK


6 comentários:

Marilia disse...

Ai que fome!
Muita coincidencia, ontem e hoje inventei fazer cafe da manha de hotel,o que pra mim significa fazer ovos mexidos! Adoro! Ficaram maravilhosos, acompanhados de um suco de laranja feito na hora e um bom pao preto!
Gosto muito de ler teus posts porque contam historias da tua infancia e sempre lembram algo da minha!
Bjs e bom findi,
Marilia
P.S To no computador sem acentos...

sylribeiro disse...

Ah que bacana e como vc fez esses ovos? beijos!

Cupcake Brasil disse...

que delicia!!! e sem contar que o texto e' sempre formidavel...
parabens

sylribeiro disse...

oba, cupcakes, muito obrigado!

Carla Andrea de Aquino disse...

Bom dia, fiz ovos mexidos agora para meu café da manhã e não resisti ao abrir meu notebook de dar aquela olhada nas dicas para melhorar ainda mais esta receita tão tradicional. Então, vou postar meu jeitinho bem mineirinho de fazer como fiz agora e ficaram muito
muito bons. Usei para uma receita individual:
1 ovo caipira (clara e gema)
2 rodelinhas de calabresa defumada
2 cubinhos de bacom defumado
1 pitadinha de sal
1 colher de manteiga
Aqueci a frigigeira (anti-aderente) e abaixei o fogo, coloquei os 2 cubinhos de bacon e as 2 rodelinhas de calabresa e fritei um pouquinho. Acrescentei a colher de manteiga, mexendo suavemente e no fogo baixo, coloquei o ovo por último. Sem bater, so mexendo com uma colher anti-aderente, tipo colher de pau. Em poucos minutinhos, menos de 5 minutos, já está tudo fritinho ai é só colocar a pitada de sal espalhando sobre todo o ovo mexido e desligar o fogo. Ficou muito bom e bem simples. Para acompanhar nada como um cafezinho individual também, que para compensar fiz com uma colher de sopa de pó e uma xícara de água fervendo. Adocei na hora de beber com 2 gotinhas de adoçante para compensar a minha delicia de ovo mexido com bacon.

sylribeiro disse...

Bom dia, Carla, sua receita mineira deve ter ficado muito perfumada.
Adoro os aromas mineiros, embora não coma bacon muito menos calabresa, mas eles trazem um perfume de memoria inestimavel. obrigado pela receita e pelo comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...