( HOMENS ), MULHERES, CADEIRAS E ALMOFADAS - BORDADAS

Para quem se lembra do Mulheres, Cadeiras e Almofadas bordadas, que está AQUI, e quiser conhecer mais de perto seus maravilhosos projetos, a Escola da Cidade está com uma exposição de Charlotte Perriand, até o dia 17 de dezembro.
Charlotte Perriand revolucionou o design, criando clássicos que nos supreendem até hoje e podem ser reinventados a toda hora trazendo frescor e jovialidade para qualquer tipo de ambiente. Como explicou Vico Magistretti, desenhar uma cadeira é das coisas mais dificeis de se fazer.

























Com sua elegância, refinamento e uma genialidade transcendente, ele criou algumas das mais belas peças do design contemporâneo, por vezes contemplado com o Compasso D'oro, o prêmio excelencia do design italiano.
Vico Magistretti e Charlotte Perriand estiveram no Brasil pelas sábias mãos do senhor Leo Seicman, idealizador da Probjeto e grande patrono do bom design aqui no Brasil por tantos anos.
Esses eventos fizeram a alegria de quem teve oportunidade de participar, um deles no IAB e o outro na DESIGN STORE, onde eu tive a enorme sorte de trabalhar.
Era um momento de pouca ou quase nenhuma comunicação com o "mundo lá fora" exceto o que era trazido por quem tivesse condições de viajar ou por pessoas como o senhor Leo da Probjeto e a Liliana com o Ernesto Tuneu, da Design Store; alem de viver do oficio com muita dignidade, tinham verdadeira paixão pelo assunto, e estavam sempre maquinando como fazer isso se tornar realidade para que a gente pudesse ter acesso ao que estava acontecendo de bom por aí, e quem sabe conseguir incorporar ao cotidiano. Eram verdadeiros amantes de cultura e bebemos muito dessa fonte.
















Vico Magistretti coincidentemente nasceu no mesmo dia que Le Corbusier, data que me lembro de cor e salteado, porque foi o dia que tambem nasci.
Amigos e colegas ao me dar os parabéns até hoje fazem referências engraçadas a esse fato, e a gente acaba guardando essas datas sabe se lá porque.
A Lili, filha da Liliana, que tambem nasceu no mesmo dia e estudou arquitetura, vive o mesmo "tormento" que eu, e claro que achamos maravilhoso esse feliz acaso.
Vico Magistretti e sua figura esguia, serena e discreta, de olhar extremamente vivaz trazia um brilho especial.
Sua presença marcante porém tranquila nos sugeria uma reflexão: "para que tanto barulho em torno de si mesmo?"
Namastê!

não perca Charlotte Perriand na Escola da Cidade

Clarissa Schneider LINK

A Escola da Cidade apresenta a exposição “Résonance – Charlotte Perriand e suas marcas no Brasil“, e traz a vida e obra da designer francesa Charlotte Perriand (1903-1999) em três momentos culturais distintos.
O primeiro quando vive em Paris e trabalha com o mestre Le Corbusier, tendo como base o pensamento modernista; o segundo, no período em que fica exilada em Tóquio, durante a Segunda Guerra Mundial; e o terceiro momento, quando a designer viveu no Rio de Janeiro, entre os anos 1962 a 1968. A mostra é construída em papelão ondulado e as peças são conectáveis e reutilizáveis para facilitar o transporte.
A curadoria é de Myriam Gautschi, arquiteta e professora da Universidade HTWG, que há 3 anos investiga junto com seus alunos a vida de Perriand.
Vale a pena conhecer a história ousada dessa francesa que, em 1927, bateu à porta de Le Corbusier, em Paris, pedindo emprego como designer de móveis e obteve como resposta “aqui nós não bordamos almofadas“. Quer saber mais detalhes do que aconteceu depois?
Vá até a Escola da Cidade até 17 de dezembro de 2010.







Blog da Clarissa Schneider LINK
Um Pouco mais sobre VICO MAGISTRETTI AQUI E AQUI TAMBEM

Comentários