26.10.10

PUDIM DE QUINOA COM COCO FRESCO RALADO E AMENDOAS



A foto acima é uma foto "cover" que estou usando porque não consegui uma foto real do pudim de quinoa com coco e amendoas, mas essa foto de um pudim de pão é bem parecida com o que vi e está tão bonita que não resisti e bloguei.

O sonho em forma de pudim que provei na degustação da feirinha do Santa Luzia, era de quinoa, organica, coco fresco ralado, amendoas, e alguns ingredientes que vou devidamente colocar abaixo na receita e sugerir substitutos para que a receita fique totalmente gluten free, e sem lactose.
Assim mais gente pode participar do sonho.
A quinoa chegou devagar ao nosso paladar e pelo menos aqui em casa não deixo faltar.
Tem muito material de boa qualidade na web enaltecendo seus beneficios e eu acredito piamente que é isso mesmo.
Uso constantemente aqui em casa sempre na forma salgada como prato principal e em minha santa inexperiência nunca tinha comido e nem pensado usar na forma de doce.
A minha receita de quinoa salgada é muito boa e fácil, segundo quem já provou, salva qualquer dia corrido, ou não, e alem de alimentar me deixa com uma sensação de leveza digestiva muito boa.

Eu faço assim, variando os ingredientes,
(quinoa de molho pelo menos 12 horas no soro de iogurte `a moda da Pat Feldman e depois cozida.
Na frigideira coloco ghee e refogo alho e temperos como curcuma, cominho, coentro, etc.
Em seguida coloco damascos fatiados beeeem fininhos, e deixo ate ficarem dourados e bem sequinhos, para depois colocar amendoas fatiadas se tiver, ou grosseiramente picadas, sem pele e se possivel tambem deixadas de molho previamente no soro de iogurte e depois tostadas ao forno como a Pat ensina.
O ponto que eu coloco as amendoas é quando os damascos estão na fase pré dourado, para que eles dourem juntos.
Coloco a quinoa, e misturo bem, junto bastante salsinha e ai sim tempero com o sal, sempre pouco.
Depois de pronto rego com azeite e nham, como com alguma verdura de folha verde escura refogada separadamente com tomates sem pele com oregano, que acho uma combinação muito especial.
Esta receita conselho a fazer bastante, e guardar para o dia seguinte que o sabor ficar mais marcante.


Quando vi o pudim do Santa Luzia, de longe e sem óculos, eu jurava que era pudim de pão, porisso fui com muita sede ao pote ver se identificava aquele sabor da receita que a minha avó Lady fazia, a mãe da minha mãe, a avó do violino, não a do piano.
Minhas duas avós viveram aventuras musicais, uma pianista, a outra violinista.
Tive a quem puxar!
A avó do violino também exerceu a profissão por algum tempo, meu avô teve um cinema e tinha uma orquestra, isso era comum nas pequenas cidades do interior, meu avô era o maestro dessa orquestra e a avó tocava seu violino. Esse meu avô hoje poderia ser chamado de multimídia, era homem de muitos talentos e que fez de tudo um pouco naquela mini cidade que ele viveu seus 87 anos.

O pudim da minha avó rescendia a noz moscada e canela.
Ele era uma das coisas que ela gostava de fazer, a cozinha não era parte das suas preferências mas em algumas coisas tinha uma mão imbatível...
De longe dava para saber quando tinha pudim no forno, e na hora de comer não era aquele melado de doce, era muito simples mesmo, feitos com sobras de pão, ele ficava com uma cor linda por cima, dourado escuro. Eu gostava de comer quente saindo do forno... nossa nem imagino meu paladar como era antes e hoje. Sou água e vinho.
A iguaria era a atitude para evitar desperdidicios de alimentos, mais que no pudim e sua receita de sobrevivencia.
Grandes lições, que as vezes a gente só se da conta depois.
O pudim de quinoa do Santa Luzia não era parecido ( de perto ) com o da minha avó, mas tinha iguaria em dose dupla, na atitude do uso de alimentos saudaveis e do sabor - moderno - suave e sem sobreposição de sabores, uma experiência boa que pode se repetir agora com a receita nas mãos e os ingredientes `a moda da gente.


PUDIM DE QUINOA COM COCO FRESCO RALADO E AMENDOAS

02 xicaras de quinoa real cozida
( nota minha: deixar de molho `a moda da Pat Feldman, com agua e soro de iogurte )

03 xicaras de leite fresco
( nota minha: usar leite de amendoas, ou de aveia, ou de arroz )

01 xicara de açucar demerara
( nota minha: usar melado )

03 ovos

01 xicara de amendoa picada
( nota minha: sem pele tambem deixadas de molho `a moda )

01 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de sobremesa de suco de limão

1/2 colher de oleo de girassol
( nota minha: organico )

01 colher de chá de baunilha

1/2 xicara de coco fresco ralado

Modo de preparo:
junte todos os ingredientes
coloque em forma caramelada e leve ao fogo em banho maria
30 minutos

Simples assim.....

Muito prazer, quinoa:
No Altiplano Boliviano, a 3.800 metros acima do nível do mar,o vento gelado, mesclado a pequenas particular de sal, é o primeiro sinal dado pelo Salar de Uyuni ao visitante.
Este deserto com seus 12.500 Km.2, onde o frio no inverno chega a 30 graus negativos, é branco como a neve.
Seu horizonte é tão nítido e sua atmosfera tão limpa que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu.
É neste lugar, único no mundo, que nasce a QUINUA REAL (Quinoa), cereal sagrado dos Incas. Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo.
Investigadores que vem estudando a QUINUA REAL, nas ultimas décadas, constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno - a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

créditos:

A foto do PUDIM COVER veio deste site AQUI, muitos agradecimentos pela imagem e pelo pratinho maravilhoso que esta o pudim. Assim que rolar uma foto autentica vou substituir.
Quinoa, belissima na sua floresecência, do site do quinoa real, que tem também todas as informações sobre esse rico alimento
LINK AQUI
Violino AQUI
Óculos, que eu sempre preciso usar mas nem sempre carrego comigo, rs, AQUI
este é uma homenagem ao Le Corbusier, claro!

2 comentários:

Marilia disse...

Oi! Primeiro quero te dizer que fiquei de água na boca com a foto e as receitas! Segundo, que adoro as relações que tu fazes com as coisas que tu escreves e teus avós. Tão lindo de ler!!!
Terceiro, obrigada pelas dicas, realmente eu não tinha nem ideia do valor nutritivo da quinoa...incrível!
Um bjo e boa semana,
Marília

sylribeiro disse...

Nossa Senhora, eu que agradeço suas palavras tão lindas!
A quinoa é muito poderosa para nossa alimentação, mas nunca se esqueça de deixar de molho previamente como ensina a Pat Feldman, para aproveitar mais ainda os milhoes de nutrientes que esse graaozinho tem, beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...