NUTRIÇÃO: O TIPO SANGUINEO AB E O DOSHA VATA




Uma das melhores informações que eu já li.
Lendo ao acaso sobre o tipo sanguineo AB comecei ver muitas semelhanças entre as orientações para Vata, e fui a buscar boas referencias para completar esse assunto. A orientação alimentar para o tipo sanguineo eu conheço há muitos anos, pelas mãos da querida nutricionista Célia Mara, e fiquei entusiasmada na ocasião por que achei o assunto muito pertinente e oportuno. A orientação ayurveda veio pela Maísa Misiara, querida médica.
Acho interessante a proximidade que os alimentos "bons" para o tipo VATA tem com os alimentos "bons" para os sangue do grupo AB.
Coincidentemente ou sabiamente, não gosto do que não me faz bem, segundo as duas orientações.
Indo mais adiante, acho interessantissimo eu ser de libra + vata +AB, e talvez uma caraterística tuberculínica pela homeopatia, um assunto que ainda não me dei de presente a oportunidade de aprender mais, fui pela intuição e pela genética familiar.
Além de vata, maioria absoluta, tenho um pouco de pitta, segundo a Maisa, e além de libra no signo solar, sou ascendente leão.
A soma disso tudo dá um "ser", que sou eu, totalmente do ar, com um pouco de fogo.
Percebo muita sintonia emergindo, se a gente ousar se "descamar" vai descobrindo mais e mais sintonias até atingir o fundo, ou o nada, e perceber que somos parte do todo, ou seja: tudo.
O que nos leva para o despertar e quem sabe perceber que tudo isso só deve fazer uma diferença na jornada desta vida se nos trouxer a chance de sermos pessoas melhores e fazer do caminho um caminho do bem e de bem.
O inicio da matéria aqui vem com esse lindo e oportuno texto:

"Tudo na vida humana não se resume em comida, bebida, sono, morte.
Há objetivos mais altos que temos que alcançar em vida.
Antes da morte do corpo, temos que cumprir o propósito verdadeiro para o qual viemos a este planeta.
Deveríamos resgatar nossa vida nos engajando no serviço aos outros.
Você não é o corpo.
O corpo é só o instrumento e o meio para alcançarmos algo mais alto e nobre...
Tendo nascido como seres humanos devemos dedicar as nossas vidas ao serviço e à contemplação constante de Deus.
Sempre que seus serviços sejam solicitados você deve responder imediatamente: eu estou pronto; eu estou pronto; eu estou pronto.
Desenvolva essa coragem e confiança e escolha um ideal para o mundo.
Utilize todas as pequenas oportunidades para servir o país e a sociedade.
Até mesmo uma pequena ajuda a uma mulher idosa desconhecida que cruza seu caminho é serviço.
Não pense nunca: 'O que ganho ajudando esta mulher?'.
Há grande mérito mesmo neste pequeno serviço.
Então, continue servindo.
Não há mérito maior que servir os seus irmãos, os seres humanos.
Não há redenção sem serviço."
( Sathya Sai Baba )

A matéria do M.
AYURVEDA E TIPO SANGUINEO, dois assuntos complementares

A orientação para Vata, e para os outros tipos Pita, e Kapha, segundo a Ayurveda, esta muito bem explicada, no blog SALA DE AYURVEDA, de quem sou fã confessa, e aqui tem sido frequente as orientações para vata, o meu dominante. Sábias indicações se forem analisadas com criterio por um profissional de qualidade, e sempre com bastante cuidado, com a máxima: cada um se comporta de uma maneira em relação aos alimentos.
O ghee, por exemplo conheci ali, e hoje estou usando, me acostumando devagar, mas tem sido muito bom.
Conheci ali e pesquisei bastante sobre o assunto pois queria um alternativo para o oleo de coco que andou em falta e o preço é uma loucura de alto....
descobri muitos lugares que oferecem um produto de otima qualidade a preço bem considerável, como o ghiBrasil, e o proprio sala de ayurveda.
O ghee tem a vantagem de nutrir também o cérebro, segundo me informaram, e o oleo de coco tem propriedades anti fungicidas, mas os dois são campeões de nutrição e manutenção da saude.
Tanto um como o outro podem ser feitos em casa, Sonia Hirsch ensina fazer oleo de coco, e muitos outros sites e blogs ensinam direitinho a fazer o ghee.
Bem...
No Sala de AYurveda da para saber um pouco de tudo, para quem quiser se aprofundar essa é uma ótima porta de entrada, pois trata dos assuntos com muita seriedade.
Essa tabela linda, vem dali.




E QUANTO A DIETA DO TIPO SANGUINEO,
o melhor e mais completo lugar de informação que eu conheci foi este
ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE MEDICINA BIOMOLECULAR,

QUE TEM uma materia enorme, cheia de informações, receitas, que eu nao vou publicar tudo aqui porque é muito extenso, o link leva direitinho a pagina e as tabelas são ótimas...
tem muita semelhança com os alimentos para Vata, nem tudo claro, mas a maioria.
O site tem um caminho dificil para se chegar ao seu grupo sanguineo e dieta não entendi porque, mas consegui acessar, porisso esta materia esta tão grande, pois tenho consultado isso frequentemente, melhor estar visiviel aqui com os milhões de agradecimentos para eles.
Para cada tipo sanguineo tem uma orientação nutricional, e la tem para todos os grupos, boa sorte para quem for pesquisar.
Aqui comparo as duas dietas, sobre o biotpoio Vata e o snague AB, meus dois casos.
Sobre a dieta Vata veja a tabela acima e complete informações na fonte SALA DE AYURVEDA. Sobre o sangue AB eu estendo mais aqui pois é a primeira vez que vi algo tão completo: ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE MEDICINA BIOMOLECULAR, .

Características do Grupo AB

O tipo de sangue AB é raro e é o mais recente tipo de sangue da humanidade.
Nasceu da fusão do tipo A caucasiano com o tipo B dos mongóis.
Raramente se encontra sangue tipo AB antes de 900 d.C. É um tipo de sangue mais raro: apenas 2-5% da população tem sangue do tipo AB.
As suas características são uma mescla entre as características de todos os grupos anteriores.
O tipo AB apresenta um perfil digestivo semelhante ao tipo A, ou seja, tem acidez estomacal menos intensa, mas seu metabolismo necessita de mais proteína animal do que o tipo A.
O tipo AB tem uma menor quantidade da enzima fosfatase alcalina no intestino o que dificulta a metabolização protéica.
Tanto a menor acidez do estômago, quanto a menor quantidade de fosfatase alcalina, causam uma dificuldade digestiva maior, que pode ser combatida com refeições maiores e mais freqüentes e procurando não misturar carboidratos com proteínas.
O sistema imunológico do tipo AB é semelhante ao do tipo A.

As pessoas do tipo AB são sensíveis, intuitivas, espiritualizadas, independentes, mesclando introversão com extroversão.
Quando submetidas ao estresse reagem de forma semelhante ao tipo O, com grande produção de adrenalina e noradrenalina e dificuldade para a degradação das mesmas devido a deficiência da enzima Mono Amino Oxidase. Além disso, as pessoas de tipo AB degradam mais rapidamente o óxido nítrico, de forma semelhante ao grupo B. O óxido nítrico é uma das moléculas mais estudadas na atualidade. Ele interfere em diversas vias metabólicas do organismo, contribuindo para a saúde cardiovascular, imunológica e emocional. A degradação mais rápida do óxido nítrico permite uma recuperação mais rápida nas situações de estresse. O tipo AB responde muito bem a técnicas de visualização e meditação no combate ao estresse, a ansiedade e a depressão.
Assim como as pessoas do tipo O, os indivíduos do tipo AB são mais propensos a vícios como jogo, cigarro, bebidas e drogas provavelmente devido aa variações da enzima dopamina hidroxilase. Os indivíduos do tipo AB necessitam para o seu equilíbrio de atividades físicas relaxantes mescladas com atividades físicas aeróbicas. Devem evitar atividades físicas competitivas.

Dieta do Tipo AB Não Secretor

Evite pular refeições.
Evite dietas de baixa caloria, a fome é um grande estresse, que aumenta a secreção dos hormônios ligados ao estresse, diminuindo a taxa metabólica, aumentando o depósito de gorduras e diminuindo a massa muscular.
O café da manhã deve ser a refeição principal, com o principal aporte protéico do dia principalmente se você deseja perder peso. O café da manhã é a principal refeição para auxiliar no equilíbrio metabólico e na resposta mais adequada ao estresse.
Para contrabalançar a dificuldade digestiva própria do tipo AB, faça refeições pequenas e mais vezes ao dia e evite misturar hidratos de carbono e proteínas em uma mesma refeição. Evite a carne vermelha como fonte protéica principal.
Os baixos níveis de ácido clorídrico e de fosfatase alcalina dificultam a digestão em indivíduos do tipo AB.
Coma peixes e frutos do mar regularmente
Embora mais adaptados a proteína animal do que o tipo A, o tipo AB pode ter problemas com o colesterol.
Os melhores peixes são os provenientes das águas frias, eles contém as gorduras Omega 3 que são excelentes para o sistema imune e para o sistema cardiovascular.
Entretanto, os peixes e frutos do mar nocivos devem ser evitados porque contém poliaminas e lectinas nocivas.
Coma ovos com moderação.

Eles são uma excelente fonte de proteínas e de DHA, que é necessário ao desenvolvimento e manutenção do tecido nervoso. É importante salientar que estudos recentes mostraram que o colesterol dos ovos NÃO é absorvido em quantidades importantes, portanto os ovos não contribuem com o aumento do colesterol no sangue. Inclua uma quantidade modesta de iogurte e coalhada na sua dieta porque eles têm efeito pró-biótico e criam uma flora intestinal saudável e um ambiente imunológico mais forte. Não coma produtos a base de leite de vaca fresco porque eles aumentam muito a quantidade de muco.
Nunca utilize as gorduras hidrogenadas como as margarinas. Elas são compostas de gorduras “trans” enquanto na natureza as gorduras são encontradas na forma “cis”. A gordura “trans” se incorpora nas membranas celulares alterando a permeabilidade da mesma e propiciando câncer. Alteram também a transmissão do impulso nervoso e o sistema imunológico. A gordura “trans” aumenta os níveis de triglicérides e diminuem o HDL (bom colesterol).

A manteiga de garrafa ou “Ghee” é um óleo derivado do leite que resulta da remoção total de suas partes sólidas inclusive da caseína. Ela resiste a altas temperaturas sem se oxidar. Coma feijão, lentilha e soja que são uma excelente fonte protéica para as pessoas do tipo AB. Os produtos derivados da soja como o misô, molho de soja, tempê e nato, tem propriedades anticancerígenas e melhoram o sistema imune além de melhorar a absorção do ferro e do zinco e de serem excelentes antioxidantes.
Em geral os produtos dessa categoria não são suficientes para a formação e manutenção da massa muscular principalmente em pessoas AB não secretoras, é necessário incorporar proteína de origem animal na dieta.

Consuma nozes e sementes a vontade. Este grupo de alimentos tem vantagens significativas para o coração além de serem uma boa fonte protéica. Alguns tipos de frutas secas ajudam a reduzir o teor de poliaminas nocivas. As sementes de linhaça ajudam a reduzir o fator de crescimento da epiderme, encontrado em diversos cânceres ligados ao tipo AB. A lecitina do amendoim pode inibir as mudanças em tecidos do câncer no seio devido ao bloqueio a aromatase que produz o estrogênio.

Não exagere nos cereais. Não coma trigo, milho e seus derivados, devido ao alto teor de lectinas nocivas.

Comentários

Marilia disse…
Oi!
Estava aqui dando uma fuçada e me identifiquei muito com o tipo de sangue AB. Não sei como, mas até hoje não descobri meu tipo de sangue! Na verdade, fujo ao máximo dos médicos, especialmente desde que cheguei na Croácia. Não sinto confiança e acho muito desconfortável. Enfim, muito interessante este post! Tenho observado a minha alimentação e a do tipo vata e coincide totalmente!
Achei legal que citaste astrologia, sou câncer, asc. aquário, lua em libra.Ar e água!
Beijo e bom resto de domingo,
Marília
sylribeiro disse…
Se vc for AB e Vata nós temos muito em comum! bjos quando vc tiver oportunidade de saber seu tipo sanguineo mesmo, muita coisa vai se"encaixar" na sua compreensão sobre a vida, pode crer! beijos
Marilia disse…
Vou tentar descobrir, está mais que na hora, aí te falo!Beijo!