SABEDORIA AYURVEDA



Doshas - os biótipos do Ayurveda
Yoga pela paz 2009

Os doshas (biótipos do Ayurveda) são um conceito básico do Ayurveda, ajudam a determinar a constituição de uma pessoa e os distúrbios que ela tende a ter.
Literalmente “aquilo que obscurece”, os doshas são substâncias muito voláteis que temos em nosso corpo, sofrem influências do meio externo e interno, tais como clima, alimentação, pensamentos e sentimentos.
Quando entram em desequilíbrio, causam distúrbios e doenças.
Como tudo no universo, os doshas são formados pelos cinco elementos e têm algumas qualidades (gunas) relacionadas a estes elementos: Vata (ar + éter): é leve, rápido, frio e seco. Pitta (fogo + água): leve, rápido, quente e oleoso. Kapha (terra + água): é pesado, lento, frio e úmido. Os distúrbios aparecem com o excesso de estímulos que tenham a mesmas qualidades dos doshas. Por exemplo, um dia frio e seco agrava vata, enquanto o calor úmido agrava pitta e o clima frio e úmido agrava kapha. O inverso também acontece: estímulos com qualidades opostas diminuem o dosha, assim uma sopa quente e nutritiva apazigua vata, uma boa salada diminui pitta e uma maçã cozida pode ser ótimo para kapha.

Descubra qual o seu dosha.
Marque um ponto para cada afirmação correta e veja qual é o dosha predominante em sua constituição.
O teste abaixo foi indicado pelo médico ayurvédico indiano Dr. Lele.

VATA

1 Ando, falo e ajo rapidamente
2 Aprendo coisas rapidamente
3 Esqueço coisas rapidamente
4 Sou espontâneo, animado e falante
5 Tendência a ser magro e a perder peso facilmente
6 Tendência a ter mãos e pés frios
7 Tendência à pele seca, principalmente no outono e inverno
8 Tendência a ficar emotivo, ansioso ou preocupado rapidamente
9 O frio é o clima de que menos gosto (frio, seco e com vento)
10 Normalmente tenho dificuldade em tomar decisões
11 Tendência a ter gases e constipação intestinal
12 Tendência a sono leve, agitado e demoro a dormir
Total de vata:

PITTA

1 Tenho digestão forte, posso comer bastante tudo que quiser
2 Fico irritado ou desconfortável se pular ou atrasar uma refeição
3 Tendência a transpirar facilmente, axilas ficam geralmente úmidas
4 Não gosto de calor, prefiro muito frio a muito calor
5 Fico impaciente ou bravo facilmente
6 Tendência à ordem, precisão e até perfeccionismo
7 Raramente ou nunca tenho intestino preso, pelo contrário, tendência a diarréia
8 Gosto de comidas e bebidas frias
9 Tenho o intelecto aguçado e falo com clareza e objetividade
10 Tendência à constituição física moderada
11 Posso ser cabeça-dura e teimoso
12 Tendência a cabelos finos ou leves, grisalhos ou queda prematura
Total de pitta:

KAPHA

1 Consigo pular uma refeição sem muito desconforto
2 Não me altero facilmente, tenho uma mente pacífica
3 Meu caminhar é lento e estável, trabalho com ponderação e facilidade
4 Tendência a acúmulo de muco, congestão, sinusite, alergias ou asma
5 Tendência a ganhar peso e me tornar “rechonchudo”
6 Preciso de pelo menos 8 horas de sono por dia
7 Sem tendência a ficar bravo, impaciente ou irritado com facilidade
8 Tenho pele macia e suave
9 Pessoas me dizem que tenho a natureza doce
10 Não sou rápido, mas tenho boa resistência atlética
11 Não gosto de clima frio e úmido
12 Aprendo lentamente, mas tenho uma memória excelente
Total de kapha:


PARTE 2

Este dosha controla todo o movimento biológico, como a inspiração e a expiração, a circulação sanguínea, os impulsos nervosos, os batimentos cardíacos, a comida que entra e sai, o fluxo dos pensamentos. Vata é responsável por começar as coisas – por isso, quando em desequilíbrio, a pessoa deste dosha fala muito sem chegar a nenhuma conclusão, gasta dinheiro à toa, compra demais sem, no entanto, adquirir nada necessário.
A energia de vata controla o sistema nervoso e concentra-se na região do cólon (intestino grosso), pélvis, juntas sacro-ilíacas e lombar. Quando o dosha entra em desequilíbrio, esses são os primeiros órgãos a apresentar problemas.

Características físicas
São pessoas altas ou baixas, porém sempre magras, de estrutura corporal pequena e angulosa. Têm ombros e quadris estreitos.
Podem comer muito e não engordar. No entanto, seu peso pode flutuar durante a vida e, ao envelhecer, às vezes ganham alguns quilos. O apetite é irregular e podem ter fome a qualquer hora, bem como pular refeições.
As juntas são secas, barulhentas e protuberantes. Os dentes são pequenos e também protuberantes. Têm mãos e pés gelados e sentem muito frio. Em geral têm olhos pequenos e cabelos finos e encaracolados. A pele é seca.
Dormem pouco – normalmente seis horas são suficientes – e em horários diversos. De sono leve, acordam com qualquer barulho. São superativas, mas se cansam com facilidade, podendo chegar à exaustão. Isso gera sensação de fraqueza, sobretudo se têm dificuldade para dormir. Necessitam de muito repouso e se beneficiam com rotinas e hábitos regulares.

Características psicológicas
Tendem a ser alertas, com uma mente rápida e ativa. Aprendem novos conceitos e ideias num piscar de olhos, mas tendem a esquecer o que aprenderam com igual rapidez. Como o vento, pensam, falam, andam e movem-se depressa, geralmente sem parar. Gostam de movimento e de novidades. Mudam de ideia e de humor o tempo todo. Amam a liberdade.

Dinamismo e paixão caracterizam as pessoas de pitta. O dosha do fogo representa o metabolismo, sendo responsável por todas as transformações químicas que ocorrem no organismo. Pitta faz a digestão, traz luminosidade para o olhar, regula a temperatura e é fonte de energia.
Este dosha se concentra na região abdominal: intestino delgado, parte baixa do estômago e fígado. Quando o dosha entra em desequilíbrio, esses são os primeiros órgãos a sofrer.

Características físicas
Pessoas de estrutura e constituição corporal média. Mantêm o peso sem flutuações importantes.
A pele é clara ou avermelhada, muitas vezes com sardas e com tendência a manchar. Como a temperatura do corpo é alta, transpiram e ruborizam com facilidade. Também por isso são avessas ao calor e à exposição prolongada ao sol.
Têm olhos penetrantes, de tamanho médio. Cabelo fino e sedoso, normalmente loiro, castanho claro ou ruivo. A tendência é ficarem com os cabelos grisalhos precocemente, e, no caso dos homens, carecas.
Têm excelente digestão e grande apetite. Ficam irritadas se pulam ou atrasam uma refeição. O intestino também funciona com regularidade. Costumam acordar no meio da noite com fome, sede ou calor. Dormem profundamente, por curtos períodos de tempo. Têm forte impulso sexual.

Características psicológicas
É o dosha de maior inteligência e também raiva. O raciocínio é rápido, enquanto a mente tem poder de foco e organização. São pessoas ordeiras, enérgicas e competitivas, além de corajosas e independentes. Têm a fala articulada e precisa. Têm iniciativa e costumam dominar as situações. Costumam julgar os outros.

Representa estabilidade e pé no chão. É o dosha responsável por nossa estrutura e sistema linfático. Também é kapha que dá suporte e nutre o sistema nervoso, lubrifica o trato digestivo, as articulações e o trato respiratório, regula água e gordura.
Sua energia se concentra na parte alta do estômago e nos pulmões e vias respiratórias – os primeiros órgãos a adoecer quando kapha entra em desequilíbrio.

Características físicas
As pessoas de kapha têm uma estrutura corporal sólida, ganham peso com facilidade e têm tendência à obesidade e muita dificuldade para emagrecer.
A pele clara é lustrosa, suave e sedosa, e apresenta certa palidez. Têm lábios carnudos, dentes brancos e fortes, bochechas fofas e olhos grandes, de cílios longos. Cabelos grossos, pretos e brilhantes.
De digestão lenta, podem sentir-se pesadas após comer. Não têm muito apetite e toleram bem pular refeições. A eliminação é regular. Precisam de um período maior de descanso e seu sono é pesado e profundo. Transpiram pouco e detestam tempo frio e úmido. Têm tendência a acúmulo de muco.

Características psicológicas
São lentas em todos os aspectos, como movimentos e raciocínio. Aprendem devagar, mas têm excelente memória. Amáveis, cheias de compaixão, conciliadoras e de bom senso, as pessoas de kapha costumam ser excelentes como amigos e pais.
O apego a gente e coisas, bem como ao passado, faz parte de sua natureza. Não se preocupam nem ficam bravas com facilidade. Emocionalmente estáveis, são agradáveis e carinhosas. Pensam muito antes de tomar qualquer decisão.

Texto retirado do livro Ayurveda, Cultura de Bem Viver, de Márcia De Luca e Lúcia Barros.


créditos:
BLOG yoga pela paz
matérias de 2009
IMAGEM DOSHAS DAQUI
IMAGEM 2: The Glories of the eighteenth chapter of the Bhagavad Gita from the Padma Purana

Comentários