PENNE AO LIMONE E TERRINE DE QUEIJO DE CABRA




"Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus" - Paulo. (I Coríntios, 3:6).

A chamada para a mensagem da semana do meu mestre, Vamos colocar a casa em ordem?, me traz novamente o insight do momento que estou vivendo, republicar matérias, rever outras, e decidir com muita delicadeza o que vem do Multiply para cá e o que vai para o espaço sideral cibernético.
Uma tarefa que mexe com os sentidos, organizar os nossos espaços pede uma boa dose de disciplina e de bom humor, e neste caso junte desprendimento, um deles irá deixar de existir para o outro florescer.
Missão cumprida, uma página reverenciada e o coração agradecido.
Esses últimos dias tenho me incumbido dessa empreitada e tento decidir o mais intuitivamente possivel o que vem para cá, e como vem.
Como um ser do ar que sou, quero resolver logo, quanto mais rápido melhor, e enquanto ser de libra que também sou, a decisão nem sempre acompanha a rapidez do vôo, já antevejo que o processo de mudança pode demorar mais que eu gostaria, enfim, coisas...que podem se tornar divertidas se o olhar for nessa direção, vento e brisa.
Esta veio de lá para adentrar em bom tom nesta casa, e trazer o DNA original até o momento de se diluir nesta casa, simplesmente.

A MATÉRIA!
PENNE AO LIMONE E TERRINE DE QUEIJO DE CABRA DO SPOT, PARAISO DAS DELICIAS
Receitas de Maria Helena Guimarães e Lygia Lopes, do restaurante Spot

Em homenagem ao aroma tão inspirador do limão Siciliano, republico esta postagem, com duas maravilhas do restaurante SPOT ( para mim ); o famoso PENNE AO LIMONE e a TERRINE DE QUEIJO DE CABRA, que somado ao BARZEGAN são os campeões das delicias de lá.
É até engraçado sempre pedir a mesma coisa, mas eu não enjoo e cada vez me aprofundo numa nuance especial do paladar desses pratos soberbos.
Não sou tão habituê do Spot mas a alegria fica renovada, é um lugar super charmoso onde ainda dá para a gente se sentir super `a vontade.
O Spot e o Ritz no meu modesto ponto de vista mantém o posto de número 1 em cordialidade e praticam o distanciamento inteligente de lugares rotulados em geral.
O astral é sempre o mesmo: bacana!
E a comida idem idem.

Não tenho o hábito de publicar matérias de terceiros sem os devidos créditos de origem, peço que me desculpem a ausência desta fonte, pois estas postagens estavam no Multiply desde o inicio dele, há muitos anos, eu acabei perdendo o link da origem.
Conservo os créditos para as chefs que criaram o prato e o link do site do restaurante SPOT tal como estava na matéria anterior.


PENNE AO LIMONE

Rendimento: 4 porções
Tempo: 20 min
Calorias: 335 porção

INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
2 colheres (chá) de raspas de limão siciliano
300 g de penne cozido
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

PREPARO
Numa frigideira ou panela grandes, derreta a manteiga, acrescente o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Junte o suco e as raspas de limão, adicione a massa e mexa bem. Abaixe o fogo e salgue a gosto. Transfira para um prato. Por cima, salpique queijo parmesão ralado e sirva.



TERRINE DE QUEIJO DE CABRA

Rendimento: 08 porções

INGREDIENTES
450 g de queijo de cabra fresco e cremoso
500 g de pimentões vermelhos
1 kg de berinjelas japonesas
1/2 xícara de azeitonas pretas médias
1/4 de xícara de azeite para pincelar

molho
1/2 xícara de salsinha picada
1 dente de alho pequeno fatiado
4 colheres (chá) de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de água
6 colheres (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO
Corte os pimentões ao meio no sentido longitudinal, tire o cabo e as sementes e arranje numa forma com a parte da pele virada para cima. Ponha no forno preaquecido. Deixe corar até a pele ficar bem escura.
Tire do forno, ponha em uma tigela e cubra bem com filme plástico para abafar e soltar a pele. Deixe esfriar, tire a pele e corte-os em tiras de aproximadamente 2,5 cm.
Corte as berinjelas no sentido longitudinal em fatias de 0,5 cm. Coloque-as numa assadeira untada com azeite e pincele azeite também sobre as fatias. Leve ao forno. Deixe dourar levemente, mantendo a maciez, por aproximadamente cinco minutos. Vire as fatias, pincele novamente o azeite e volte ao forno para dourar o outro lado.
Tire os caroços das azeitonas e abra-as ao meio.
Forre uma forma de terrine (25 cm x 10 cm x 6 cm) com filme plástico e deixe as pontas do filme para fora.
Arrume as camadas nesta ordem: berinjela, pimentão, queijo de cabra, berinjela, pimentão, azeitona, queijo de cabra, berinjela.
Cubra com as pontas do filme plástico, ponha um peso por cima e leve à geladeira. Deixe de um dia para o outro para compactar bem as camadas e ficar mais fácil de cortar as fatias.
Para fazer o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador e passe por uma peneira.

RESTAURANTE SPOT LINK AQUI
Receitas de Maria Helena Guimarães e Lygia Lopes, do restaurante Spot
imagem e informação sobre o limão siciliamo, wikipédia, LINK
imagem terrine LINK

Notinha, creme de leite só no restaurante, a receita impecável do penne lá tem gosto de quero mais.
Em casa uso iogurte natural feito em casa com lactobacilos vivos e tempo de 24 horas de repouso, dá um gosto bem acentuado, meu paladar aceita bem e meu organismo aplaude.

Notinha, mantive um blog no Multiply por anos, e de lá trouxe muitas matérias e amigos também.


Comentários

Nossa sra...
as receitas são de matar!

Vou fazer o penne com massa integral e volto para contar se deu certo :-)
sylribeiro disse…
são deliciosas, de comer rezando!!
sylribeiro disse…
já pensou em fazer essa terrine com abobora japonesa e espinafre, ao inves da berinjela?
estou pensando aqui...
deve ficar melhor ainda, vamos tentar!